Os operadores energéticos Orsted e Iberdrola estiveram entre os vencedores de um leilão de energia renovável, no Reino Unido. O executivo britânico quer expandir a sua capacidade eólica offshore para os 60 gigawatts (GW), até 2030, contra os cerca de 15 GW que possui atualmente.
O secretário do Governo britânico com a pasta da Energia, Ed Miliband, referiu que o leilão permitiu atingir “um recorde de energia renovável suficiente para 11 milhões de casas, essencial para dar segurança energética às famílias em todo o país”, citado pela Reuters.
O leilão tinha como objetivo apoiar projetos que fossem capazes de gerar quase 10 GW de capacidade, com a maior parte a ter proveniência eólica e solar offshore.
A agência noticiosa sublinha que para apoiar o investimento em novos projetos o governo britânico convidou os promotores desses mesmos projetos renováveis a licitarem garantias de preços apoiadas pelo Governo para a eletricidade produzida. Isto permite que quando os preços grossistas da eletricidade sejam inferiores ao mínimo, o Orçamento do Governo cobre a diferença contudo se estes forem superiores são os produtores a devolver a diferença ao governo, explica a Reuters.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com