[weglot_switcher]

Conselhos da GNR para um Black Friday sem burlas

Com diversas queixas de roubo de dados bancários através da internet, a Black Friday torna-se um dia com mais probabilidade de fraudes na internet. Desta forma, a GNR decidiu dar alguns conselhos aos consumidores online.
26 Novembro 2019, 07h29

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou alguns conselhos em relação às promoções da Black Friday que acontecem no próximo dia 29 de novembro, embora algumas lojas se tenham antecipado. Como as compras online têm aumentado nos últimos anos, a GNR divulgou alguns conselhos para que os consumidores façam as transações com segurança.

Um dos conselhos mais repetidos pelas forças de segurança prende-se com a verificação da pessoa que está do outro lado das compras online. Com diversas queixas de roubo de dados bancários através da internet, a Black Friday torna-se um dia em que mais se aproveitam para realizar roubos.

Siga os conselhos da GNR quando compra online

Quando realiza compras online, especialmente quando se tratam de promoções e descontos “imperdíveis”, a GNR aconselha a:

  • Comprovar que a loja online em questão é segura. Assim, deve procurar informações sobre a mesma na internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone e email
  • Assegurar-se de que na página da online aparece a localização da mesma e que o responsável está identificado
  • Desconfiar sempre de ofertas demasiado atrativas, promoções imperdívies e valores muito abaixo do mercado
  • Certificar-se que o site adota as medidas de segurança essenciais para garantir a privacidade dos dados dos seus dados pessoais e bancários
  • Ficar atento ao extrato bancário para verificar se o dinheiro retirado corresponde ao preço indicado pela loja online
  • O computador deve estar sempre com o antivírus atualizado
  • Realizar compras em páginas seguras, confirmando se o endereço começa por https://
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.