Oscar: a estatueta de 380 euros que já chegou a valer 1,5 milhões

As estatuetas são feitas de bronze e banhadas a ouro. Medem 34,29 centímetros e pesam 3,86 quilogramas.

O Oscar, banhado a ouro de 24 quilates, custa, de acordo com o Entertainment Weekly, cerca de 380 euros para ser produzido. Ou seja, o seu valor monetário não corresponde à honra de o vencer (apesar de Michael Jackson ter pago 1,5 milhões de euros pelo Óscar de melhor filme de “E Tudo o Vento Levou”, num leilão da Sotheby’s, em 1999).

Mas os ganhos para o filme serão bastante superiores a isso. De acordo com o site BoxOfficeQuant, que avaliou as bilheteiras dos filmes premiados entre 1999 e 2013, um título que ganhe o Óscar de Melhor Filme poderá ter um aumento nas receitas na ordem dos 14 milhões de dólares. O Óscar de Melhor Realizador poderá valer mais 11 milhões de dólares no Box Office, a Melhor Atriz poderá ajudar as receitas com mais 2,3 milhões e o Melhor Ator cerca de um milhão de dólares.

Para chegarem a este valor analisaram um número alargado de factores. Os mais importantes foram o valor das receitas de bilheteira antes do anúncio das nomeações e o valor conseguido no mês de intervalo até à cerimónia de entrega dos prémios. E ainda o número de cinemas em que os filmes estavam em exibição antes e depois das nomeações.

Só o facto de um filme estar nomeado em alguma destas categorias já influencia os resultados: uma nomeação para Melhor Filme poderá aumentar em cerca de 60% as receitas de bilheteira.

Recomendadas

Chelsea FC está à venda: Abramovich quer 3,3 mil milhões de euros

Clube londrino pode mudar de mãos e já há um preço definido: quinze vezes mais do que foi investido pelo magnata russo há 15 anos.

Telefónica planeia vender filiais no México e América Central para reduzir dívida e valorizar em bolsa

Em causa estão as filiais da Telefónica no México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá. A empresa de telecomunicações está a trabalhar neste cenário “há muitos meses” e as negociações estão “bastante avançadas”.

Pedro Proença em direto: os novos desafios do futebol profissional em Portugal

O presidente da Liga de Futebol Profissional está no International Club of Portugal para falar sobre o futebol português. Acompanhe em direto.
Comentários