[weglot_switcher]

Ouro: preço já está a descer após bater recordes. Saiba o que se passa nos mercados

Para o CEO da ActivTrades, Ricardo Evangelista, o nível dos 3.300 dólares [do ouro] “começa agora a afirmar-se como uma zona de suporte relevante, com potencial para desencadear movimentos de compra sempre que os preços recuam abaixo desse patamar”.
23 Abril 2025, 13h09

A realização de mais valia nos mercados financeiros é uma das explicações que justifica a descida no preço do ouro, esta quarta-feira para os 3.332 dólares, em comparação com o máximo atingido esta semana de 3.500 dólares por onça. Esta é a explicação de Ricardo Evangelista, CEO da ActivTrades Europe, relativamente à descida no preço do ouro.

Ricardo Evangelista defende que o nível dos 3.300 dólares [do ouro] “começa agora a afirmar-se como uma zona de suporte relevante, com potencial para desencadear movimentos de compra sempre que os preços recuam abaixo” desse patamar.

“O atual clima de incerteza tem provocado uma acentuada volatilidade nos mercados, impulsionada por decisões erráticas e reviravoltas inesperadas na política da administração norte-americana. As duas últimas sessões ilustram bem esta dinâmica”, refere Ricardo Evangelista.

“Na véspera, os investidores reagiram com nervosismo às declarações do Presidente Trump, que foram interpretadas como uma ameaça à independência da Reserva Federal, minando a confiança nos ativos norte-americanos. Em resposta, registou-se uma venda generalizada de ações, obrigações do Tesouro e dólares, com os fluxos de capital a dirigirem-se para o ouro. Contudo, mais tarde nesse mesmo dia, Trump recuou, negando publicamente qualquer intenção de demitir o presidente da Fed”, acrescenta Ricardo Evangelista.

Ricardo Evangelista salienta que esta declaração, aliada aos comentários do Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, que “colocou em causa a lógica da guerra comercial com a China, contribuiu para restaurar a confiança dos investidores”.

O CEO da ActivTrades Europeu considera que a inversão do sentimento, nos mercados financeiros, deu origem a uma “recuperação dos ativos de risco, enquanto a realização de mais-valias pressionou o preço do ouro em baixa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.