[weglot_switcher]

Pacientes estarão ao leme dos cuidados de saúde do futuro

A promoção de cuidados de saúde assentes no acréscimo da qualidade de vida dos pacientes levou o WEF a distinguir um projeto português.
27 Junho 2021, 16h00

Os cuidados de saúde deverão colocar, no futuro, o paciente no centro de cada procedimento médico, levando em conta as suas preferências, expectativas e modo de vida de forma a otimizar o resultado e a melhoria do seu estado de saúde e qualidade de vida. Mas a transição para um modelo desta natureza nem sempre é fácil, pelo que urge sinalizar e difundir exemplos de boas práticas “na esperança de que possam ajudar outras instituições e sistemas de saúde noutros países”, avançou ao JE Sofiat Akinola, líder global para a área da Saúde no Fórum Económico Mundial (WEF).

É com este mote que a Aliança Global para o Valor nos Cuidados de Saúde, a iniciativa do WEF que pretende distinguir os projetos de referência num modelo de cuidados de saúde assentes no valor acrescentado ao paciente (em inglês, value-based healthcare), certificou o Health Cluster Portugal (HCP) e a sua atividade no que respeita a cirurgias às cataratas este ano. A expectativa do Fórum é a de que mais projetos semelhantes possam obter esta distinção por todo o mundo num futuro próximo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.