A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. Um dos Relatório publicado pelo Banco de Portugal (BdP) revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Os cartões continuaram, pois, a ser o meio de pagamento preferido dos portugueses, sendo que, pela primeira vez, 53% desses pagamentos foram feitos com a tecnologia contactless.
O desenvolvimento, extremamente rápido e sofisticado de novas soluções de pagamento, o aparecimento de novos intervenientes e a evolução dos sistemas e das infraestruturas, têm de ser acompanhados de modo a garantir a segurança e acessibilidade de todos os consumidores ao mercado de pagamentos em Portugal.
Assim, foi definida uma Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025 com o objetivo de contribuir para soluções de pagamentos mais seguras, eficientes e inovadoras no mercado português. A Estratégia tem quatro vetores de desenvolvimento: proximidade e transparência; inovação e eficiência; segurança e usabilidade; e resiliência e sustentabilidade.
A DECO, enquanto representante dos consumidores, o Banco de Portugal, os representantes dos prestadores de serviços de pagamento, das empresas e os organismos da Administração Pública estão empenhados em contribuir para a implementação desta Estratégia, que norteará a atuação dos diferentes intervenientes no mercado de pagamentos até ao fim deste ano.
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