[weglot_switcher]

Pagamentos em atraso do Estado diminuem 271 milhões de euros em agosto

Os pagamentos em atraso ascenderam a 558,8 milhões de euros até agosto, uma descida de 271,5 milhões de euros relativamente ao período homólogo e de 74,4 milhões de euros face ao mês anterior.
  • joão_leão_tomada_posse_1
    Tiago Petinga/Lusa (Pool)
25 Setembro 2020, 20h39

“No final de agosto, os pagamentos em atraso das entidades públicas ascenderam a 558,8 milhões de euros, o que representou uma diminuição de 271,5 milhões de euros relativamente ao período homólogo e um aumento de 74,4 milhões de euros face ao final do mês anterior”, indicou esta sexta-feira a Direção-Geral do Orçamento (DGO) na sua Síntese de Execução Orçamental.

A DGO sublinha que para a evolução homóloga “contribuíram, sobretudo, os Hospitais EPE que registaram uma redução de 299,6 milhões de euros, parcialmente compensada pelo aumento de 33,3 milhões de euros na Administração Regional”.

Analisando a variação mensal, o maior contributo registou-se nos Hospitais EPE, com um aumento de 65,2 milhões de euros.

Os dados da execução orçamental dados a conhecer esta sexta-feira pela DGO mostram que o défice das contas públicas se agravou 6.552 milhões de euros até agosto, totalizando 6.147 milhões de euros, valor inferior ao registado em julho.

De acordo com o Ministério das Finanças, tutelado por João Leão, a execução destes primeiros oito meses de 2020 “evidencia os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia e nos serviços públicos, refletindo igualmente o impacto da adoção de medidas de política de mitigação”.

A execução orçamental até julho indicava um agravamento do défice das contas públicas em 7.853 milhões de euros, o que representava um valor total de 8.332 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.