[weglot_switcher]

PAI Partners fecha acordo para vender totalidade da participação na Uvesco

Empresa francesa de private equity vai vender a sua participação na espanhola Uvesco.
28 Dezembro 2025, 14h33

A empresa de private equiy PAI Partners chegou a acordo para alienar a totalidade da sua participação na Uvesco, uma empresa espanhola do setor da distribuição alimentar em Espanha que passará para as mãos de um consórcio de investidores institucionais do País Basco.

Em comunicado, a PAI Parners refere que o grupo será liderado por Ángel Jareño, CEO da Uvesco, “que reinvestirá no negócio em conjunto com outros gestores e continuará a liderar a empresa na sua próxima fase de crescimento”. O consórcio é composto por acionistas minoritários da Uvesco de as famílias fundadoras da empresa, o banco de Bilbao Kutxabank, através do veículo de investimento Indar, e as empresas bascas de capital privado Inveready e Stellum.

O PAI MMF (PAI Mid-Market Fund), sediado em Paris, entrou no capital da Uvesco em abril de 2022 “com o objetivo de apoiar o crescimento da empresa em acelerar o seu desenvolvimento num mercado fragmentado”, tendo “evoluído de um forte operador local para uma mercearia de âmbito nacional, com uma presença crescente tanto no Norte de Espanha como em Madrid, e ganhos contínuos de quota de mercado”. Em 2025, atingiu 1,3 mil milhões de euros em receitas, correspondendo a aumento das mesmas em mais de um terço.

Segundo Mateo Pániker Rumeu, sócio fundador do PAI MMF, “a Uvesco é um excelente exemplo da estratégia do PAI MMF de estabelecer parcerias com famílias fundadoras e equipas de gestão fortes para apoiar a criação de valor a longo prazo em negócios orientados para o crescimento na Economia Real”.

Do lado da Uvesco, Ángel Jareño sublinha a satisfação “por liderar a Uvesco na sua próxima fase”. “Este consórcio único permite à Uvesco prosseguir na sua via de crescimento, preservando simultaneamente a sua autonomia e o seu profundo património basco”, acrescentou, citado em comunicado.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.