[weglot_switcher]

Países da Europa do sul lideram ranking dos melhores pagadores, nórdicos no fim da tabela

Estudo da Intrum coloca Espanha (89%), Portugal (85%) e França (82%) como os países mais cumpridores na hora de pagar as suas contas. Nos últimos 12 meses, 74% dos inquiridos afirmaram ter pago todas as suas contas nos prazos, sendo esta a percentagem mais elevada desde 2019.
12 Novembro 2024, 11h48

Os países a sul da Europa são os mais cumpridores na hora de pagar as suas contas, segundo o estudo ‘European Consumer Payment Report 2024‘ divulgado pela Intrum esta segunda-feira e que coloca Espanha (89%), Portugal (85%) e França (82%) na liderança deste ranking. Esta nota positiva deve-se a uma leve recuperação económica e ajustes nos orçamentos familiares, que têm permitido a muitos consumidores uma maior flexibilidade financeira.

Em sentido inverso, aparecem no fundo da tabela e classificada por este estudo como “surpreendente” os países nórdicos, como a Noruega (65%), Dinamarca e Finlândia (63%).

Uma tendência influenciada pelo elevado nível de endividamento em relação aos rendimentos, impulsionada em grande parte pelos empréstimos hipotecários e a preferência pelas taxas de juro variáveis.

De um modo geral, a população europeia está atualmente mais confiante na sua capacidade de cumprir com os compromissos financeiros do que nos últimos anos, em grande parte devido às condições macroeconómicas que começam a melhorar em toda a Europa.

De resto, nos últimos 12 meses, 74% dos inquiridos afirmaram ter pago todas as suas contas nos prazos, sendo esta a percentagem mais elevada desde 2019.

O estudo da Intrum indica que, embora muitos consumidores estejam a pagar as suas contas, isso deve-se à adaptação a um estilo de vida para viver com menos dinheiro do que tinham do período pré-pandemia. Os consumidores têm ajustado os seus hábitos de consumo e gerido as pressões financeiras de forma mais eficaz.

Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, refere que relatório deste ano “mostra-nos que o bem-estar financeiro dos europeus está a melhorar e Portugal é um bom exemplo disso. Os consumidores estão a pagar as suas contas nos prazos com mais frequência, mas encaramos isto com otimismo cauteloso, pois a confiança do consumidor permanece frágil”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.