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PAN defende linha telefónica só para o coronavírus depois de metade das chamadas não terem sido atendidas

Em pleno surto de coronavírus em Portugal, mais de metade das chamadas telefónicas para a Linha Saúde 24 não foram atendidas na segunda-feira. PAN pede linha exclusiva somente para estes casos.
10 Março 2020, 15h57

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) defende a criação de uma linha telefónica de saúde dedicada somente aos casos de coronavírus.

A atual, e única, linha existente é a linha Saúde 24 (808 24 24 24) que na segunda-feira, 9 de março, foi alvo de uma grande procura por parte de pacientes, tanto por casos de coronavírus, como de outras questões de saúde.

A linha recebeu 27.679 chamadas, mas mais de metade das chamadas não foram atendidas (15.693 chamadas) num total de 55% de chamadas não atendidas.

Num momento em que o número de pacientes contagiados em Portugal cresce diariamente, apenas 10.940 chamadas da linha de saúde nacional foram atendidas por um dos enfermeiros de serviço.

“Entendemos que o Governo deveria criar uma linha direta para dar resposta às preocupações das pessoas com o coronavírus”, defendeu hoje a deputada do PAN, Bebiana Cunha

O objetivo é “não só dar resposta direta às pessoas sobre este assunto, mas também descongestionar a Linha SNS 24, pois acaba por ficar sem resposta, quer por este assunto, quer por outro problema de saúde”, explicou a deputada em declarações aos jornalistas no Parlamento.

“Sabemos que se chegarmos às mil pessoas [contaminadas], 200 pessoas necessitarão de cuidados hospitalares, tudo aquilo que puder ser feito neste momento, deve ser feito. Uma linha direta viria resolver este problema de congestionamento e de respostas específicas, é fundamental”, afirmou a deputada do PAN.

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