[weglot_switcher]

PAN pede melhor resposta ambiental no Plano de Recuperação

A líder parlamentar do PAN sustentou que o Plano de Recuperação e Resiliência ainda está “agarrado ao passado” e “não dá oportunidade de ter uma visão mais progressista para uma agenda mais sustentável”.
23 Setembro 2020, 18h52

A deputada do PAN, Inês Sousa Real, comparou a crise sanitária à crise climática, lembrando que é preciso definir “medidas arrojadas” no Plano de Recuperação para combater estas duas crises.

“A par de todas estas crises e necessidade, há uma crise que vivemos que é a crise climática, que é bastante complexa, para a qual é necessário mais medidas arrojadas e de ação concreta”, disse a deputada na Assembleia da República.

A líder parlamentar do PAN sustentou que o Plano de Recuperação e Resiliência ainda está “agarrado ao passado” e “não dá oportunidade de ter uma visão mais progressista para uma agenda mais sustentável”, sendo que para o partido Pessoas-Animais-Natureza, o plano apresentado pelo Governo “continua a assentar num modelo económico completamente obsoleto, numa lógica de economia consumista de recursos, serviços e bens de consumo, criando uma pegada económica insustentável” para o país.

Simultaneamente, a deputada lamentou que o plano “seja marcado por uma certa ingenuidade e falta de ambição”, em concreto ao nível “da crença que a extração de recursos, seja em terra ou mar, é compatível com a sustentabilidade dos ecossistemas, sem que sejam impostas linhas vermelhas claras em matéria ambiental”.

Além de um lado mais ambiental, Inês Sousa Real também criticou que o setor do turismo continue a ser visto como “um pilar estrutural da economia nacional, sem resolver os impostos ambientes e sociais negativos desta atividade”. A líder parlamentar lamentou ainda que o plano não aborde medidas que combatam a pobreza e exclusão social, combatam a corrupção e aumentem a transparência.

Inês Sousa Real evidenciou que “o país e o planeta precisam de ação e de uma visão disruptiva”, defendendo algumas medidas para o combate às alterações climáticas, como a redução de resíduos, o combate ao uso de plástico e a redução das emissões no setor da pecuária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.