Depósitos substanciais de petróleo e gás natural foram encontrados ao largo da costa do Paquistão, uma descoberta que poderá colocar o país na lista das maiores reservas destas matérias-primas e mudar o rumo de uma das economias com mais dificuldades no mundo.
A descoberta reportada localmente pela DawnNewsTV culmina três anos de prospeção das águas territoriais paquistanesas ao abrigo de iniciativas inseridas no desenvolvimento da economia azul do país, uma das menos desenvolvidas à escala mundial. Os dados iniciais apontam para a forte probabilidade de estas reservas constituírem as quartas maiores do mundo, o que colocaria o Paquistão no topo dos países em termos de reservas energéticas.
Há a esperança entre os representantes do país que estas reservas possam não só reduzir substancialmente a dependência energética do Paquistão, como tornar o país um dos maiores exportadores do mundo, seja de petróleo, seja de gás natural. Tal contribuiria para reduzir drasticamente as taxas de pobreza no país, onde a inflação e o desemprego continuam a ser dos principais desafios.
Segundo os media locais, há já propostas de empresas do meio para avançar com a exploração destas bolsas, embora a operacionalização ainda deve demorar alguns anos, dado do elevado investimento e infraestruturas necessárias para avançar com um projeto desta magnitude.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com