[weglot_switcher]

Para o ensino superior cumprir a sua missão tem de haver mais investimento, defende Reitor da UMa

Em Entrevista ao Económico Madeira, o Reitor José Carmo destacou o desinvestimento de que tem sido alvo o ensino superior em Portugal. Ao mesmo tempo, referiu também a progressão da formação superior no país através do reforço da investigação e da qualidade dos próprios cursos.
20 Agosto 2019, 07h45

É desde os tempos da Troika que o Reitor da Universidade da Madeira (UMa), José Carmo, salienta que tem havido um “desinvestimento muito grande” no ensino superior. Apesar de já estar mais atenuado, José Carmo frisa que ainda não voltou a haver investimento nem voltou à situação que chegou a estar em 2010.

É neste sentido que o Reitor aponta que para o ensino superior cumprir a sua missão tem de haver mais investimento. José Carmo refere que não são necessários valores muito altos, mas que o ensino superior tem de ser uma prioridade nacional.

“A realidade é que, nomeadamente em algumas universidades com uma menor estrutura financeira, é fundamental que haja mais investimento, porque tem retorno”. O Reitor da UMa diz que no caso da Universidade da Madeira o retorno do investimento verifica-se a todos os níveis, incluindo o financeiro.

José Carmo diz ainda que o ensino superior em Portugal “progrediu imenso” e que para isso muito contribuiu o reforço da investigação, o reforço também da qualidade dos cursos e a própria entrada de uma agência de acreditação, que veio reforçar a imagem e a credibilidade da formação superior.

Reveja aqui a entrevista ao Reitor que saiu na edição de agosto do Económico Madeira.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/alunos-no-ensino-superior/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”368″ slug=”alunos-no-ensino-superior” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/alunos-no-ensino-superior/thumbnail?version=1540135166683&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.