Para o ensino superior cumprir a sua missão tem de haver mais investimento, defende Reitor da UMa

Em Entrevista ao Económico Madeira, o Reitor José Carmo destacou o desinvestimento de que tem sido alvo o ensino superior em Portugal. Ao mesmo tempo, referiu também a progressão da formação superior no país através do reforço da investigação e da qualidade dos próprios cursos.

É desde os tempos da Troika que o Reitor da Universidade da Madeira (UMa), José Carmo, salienta que tem havido um “desinvestimento muito grande” no ensino superior. Apesar de já estar mais atenuado, José Carmo frisa que ainda não voltou a haver investimento nem voltou à situação que chegou a estar em 2010.

É neste sentido que o Reitor aponta que para o ensino superior cumprir a sua missão tem de haver mais investimento. José Carmo refere que não são necessários valores muito altos, mas que o ensino superior tem de ser uma prioridade nacional.

“A realidade é que, nomeadamente em algumas universidades com uma menor estrutura financeira, é fundamental que haja mais investimento, porque tem retorno”. O Reitor da UMa diz que no caso da Universidade da Madeira o retorno do investimento verifica-se a todos os níveis, incluindo o financeiro.

José Carmo diz ainda que o ensino superior em Portugal “progrediu imenso” e que para isso muito contribuiu o reforço da investigação, o reforço também da qualidade dos cursos e a própria entrada de uma agência de acreditação, que veio reforçar a imagem e a credibilidade da formação superior.

Reveja aqui a entrevista ao Reitor que saiu na edição de agosto do Económico Madeira.

 

Ler mais
Relacionadas

Universidade da Madeira: politécnico cobre estudantes que não estavam a ir para o ensino superior, diz Reitor

Neste momento a vertente do politécnico na Universidade da Madeira anda à volta dos 8% dos estudantes, mas o reitor José Carmo acredita que a médio prazo este número ronde os 25/30%.

Premium“É tremendo! A nossa universidade não tem acesso a milhões de euros”

“Temos dificuldade em aceder a verbas que são fundamentais para nós, incluindo algumas que são do politécnico”, alerta o reitor da UMa, José Carmo. Isto “dificulta a situação financeira da Universidade”.

Universidade da Madeira planeia construção de novo edifício

José Carmo considera que a construção deste edifício deveria ser da responsabilidade do Governo da República, acrescentando que ainda não está nada em construção.
Recomendadas

Saúde é um direito do consumidor, informa Deco

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é universal, tendencialmente gratuito e está acessível a todas as pessoas, independentemente da sua situação económica e social.

Utilização de transportes públicos sobe 2,2% na Madeira

A Madeira teve ainda subidas na utilização de teleférico, e registou um crescimento de passageiros no aeroporto e em navios de cruzeiro.

Preço dos combustíveis sobe ligeiramente na Madeira

A gasolina passa dos 1,473 para os 1,475 euros por litro, e o gasóleo sobe dos 1,240 para os 1,247 euros por litro.
Comentários