O Grupo Parpública alcançou um resultado líquido consolidado de cerca de 196 milhões de euros em 2024, o que representa um aumento de 7% face aos 183 milhões de euros obtidos em 2023.
“Este desempenho reforça a trajetória de crescimento sustentado do Grupo nos últimos anos”, refere a holding do Estado.
“Apesar de um contexto internacional ainda marcado por incertezas e pressões inflacionistas, todos os segmentos de negócio contribuíram positivamente para os resultados, demonstrando a resiliência e flexibilidade operacional do Grupo”, lê-se no comunicado.
O grupo liderado por Joaquim Cadete diz que o dinamismo da atividade refletiu-se no volume de negócios consolidado, que cresceu 4% para 1.240 milhões de euros.
A solidez financeira do Grupo foi reforçada, com o ativo total consolidado a atingir 11.129 milhões de euros (+2,3% face a 2023), enquanto o passivo se reduziu em 2,5%, para 4.434 milhões de euros, um reflexo do contínuo esforço de desalavancagem, conclui a Parpública.
No que diz respeito às contas individuais da holding Parpública, o resultado líquido atingiu 45 milhões de euros. O capital próprio aumentou para 4,5 mil milhões de euros, elevando o rácio de autonomia financeira para 97%.
A empresa liderada por Joaquim Cadete diz que a atividade da holding em 2024 consolidou os elevados níveis de solvabilidade e autonomia financeira, alicerçados numa estrutura de capital robusta e sustentável.
“Para o futuro, a Parpública reafirma o seu compromisso com uma gestão pautada por critérios de eficiência, salvaguarda do interesse público e maximização de sinergias com as suas empresas participadas”, acrescenta.
A Parpública está a gerir a privatização da TAP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com