[weglot_switcher]

Passaporte português desce uma posição e torna-se no sexto mais poderoso do mundo

O índice “Henley Passport” fornece a lista dos passaportes mais eficazes para viagens em todo o mundo. O Japão lidera uma lista fechada pela Síria, Afeganistão e Irão.
9 Janeiro 2019, 13h05

Portugal tem o sexto passaporte mais poderoso do mundo em 2019, segundo a tradicional listagem do “Henley Passport Index” – mas desceu uma posição relativamente ao ano passado. A lista identifica o número de países onde pode entrar sem qualquer entrave o portador de determinado passaporte.

Os portadores de passaportes portugueses podem entrar sem visto em 185 países, tantos como os portadores de passaportes norte-americanos, ingleses, austríacos, holandeses, suecos e noruegueses – e apenas em menos cinco países do que os japoneses, cujos cidadãos têm fronteiras abertas em 190 países.

O índice Henley Passport avalia periodicamente a capacidade dos passaportes em todo o mundo, tendo em conta o número de países a que dão acesso sem necessidade de obtenção de visto.

Na última avaliação, divulgada em outubro do ano passado, Portugal estava uma posição acima, em quinto lugar, com os mesmos países deste ano, mas foram todos ultrapassados pela Espanha e Luxemburgo, cujos cidadãos podem agora entrar livremente em 186 países.

Depois do Japão, que lidera a lista, surgem Singapura e Coreia do Sul (ambos podendo entrar em 189 países), França e Alemanha (188). Dinamarca, Finlândia, Itália e Suécia (187). Como seria de esperar, Síria, Afeganistão e Irão encerram a lista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.