[weglot_switcher]

Património imobiliário do fundador da Zara cresceu até aos 18 mil milhões

O investimento da Pontegadea tem sido diversificado, uma vez que o magnata espanhol Amancio Ortega tem investido em centros logísticos mas também imobiliário de luxo e agora em empresas energéticas.
63.5 mil milhões de dólares (57.06 mil milhões de euros)
27 Julho 2023, 14h16

O fundador da Zara é um homem de mil negócios. São os seus investimentos que o levam a estar na lista dos mais ricos do mundo e, depois de entregar a gestão da loja de fast-fashion à filha, Amancio Ortega depende dos seus negócios imobiliários.

A empresa de investimento imobiliário do magnata espanhol subiu 2,8 mil milhões de euros no último ano, crescendo até aos 18,1 mil milhões de euros em valor de mercado, de acordo com a “Reuters”.

Amancio Ortega recebe 1.718 milhões em dividendos da Inditex este ano

Esta subida deveu-se à maior atenção da Pontegadea em centros de logística usados por empresas globais, e também em edifícios de luxo nos Estados Unidos, como os que adquiriu em Nova Iorque e Seattle neste ano que passou, além do típico investimento nos edifícios de escritórios. Um dos últimos exemplos é a compra da antiga sede da BBC em Londres por um total de 93 milhões de euros.

Amâncio Ortega, dono da Inditex, será o novo senhorio da Amazon

Os Estados Unidos têm sido um dos principais mercados de foco de Ortega, onde a Zara se prepara rapidamente para a abertura de mais lojas.

Além dos imóveis, a Pontegadea tem estado à procura de empresas energéticas para investir, tendo já adquirido participações em centrais solares, operadores de rede elétrica e também parques eólicos. Em 2021, foi tornado público que o homem mais rico de Espanha investiu, a título pessoal, um total de 921,64 milhões de euros na rede de gás natural da Enagás, na Red Eléctrica de Espanha (REE) e na portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.