PremiumPaula Gomes Freire: “Tecnologia amplia o que podemos fazer e dá-nos quase ‘super poderes’”

Paula Gomes Freire assume a liderança da VdA em fevereiro e acaba de lançar um livro sobre a revolução tecnológica em curso. “Este livro tem uma perspetiva realista, mas otimista”, diz.

Paula Gomes Freire, sócia da Vieira de Almeida & Associados, lançou no passado dia 16 de outubro um livro em inglês intitulado “Sustainable success – The future of technology, leadership and culture”, que constitui uma reflexão sobre a revolução tecnológica em curso no mundo da advocacia e conta com os contributos de diversas personalidades nacionais e estrangeiras. A advogada, que foi eleita para assumir a liderança da VdA a partir de fevereiro, é a convidada do Falar Direito, na JE TV, que será transmitido no dia 25 de outubro a partir das 11h00. Este episódio do Falar Direito estará também disponível em podcast, nas playlists do Jornal Económico nas plataformas Apple, Google e Spotify.

Porquê este livro, nesta altura, e quais as lições que se podem tirar desta reflexão?
Este livro surge essencialmente por uma certa inquietação neste tempo de transição e de enorme incerteza. Transição para mim pessoalmente, que abraço um novo desafio profissional, mas também de transição dentro da própria firma e, se quiser, também uma transição a que assistimos todos, que é a emergência de uma nova ordem mundial. E, portanto, num contexto de transição, pareceu-me muito importante parar para ponderar, para olhar, para perceber o que aí vem, com a inteligência artificial como um game changer que vai ter um impacto muito significativo naquilo que fazemos, em particular nas sociedades de advogados que são organizações de capital humano intensivo e muito focadas no conhecimento.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

“Sucessão da SRS Advogados será democrática e participativa”, assegura managing partner

Em entrevista ao programa “Falar Direito”, da plataforma multimédia JE TV, Pedro Rebelo de Sousa, managing partner da SRS Advogados, abordou o processo de sucessão na SRS Advogados, garantindo que o mesmo será feito de forma participativa.

14 Sports Law eleita melhor firma de direito desportivo na Península Ibérica

Empresa sediada no Porto representou, entre outros casos o Santos FC contra o FC Barcelona, na transferência do jogador Neymar Jr.

Paulo de Cunha e Sá: “Não queremos competir com a oferta formativa das universidades”

Constituída com uma entidade autónoma do escritório ibérico e com marca própria, esta academia garante que não chega para falar “legalês” dos juristas nem para competir com a oferta das universidades portuguesas e internacionais, garantiu o advogado Paulo de Sá e Cunha, sócio da Cuatrecasas Portugal no programa “Falar Direito”, da plataforma multimédia JE TV.
Comentários