O deputado do PCP, Duarte Alves, falou sobre a polémica em torno da nomeação de Mário Centeno afirmando que “percebemos que neste momento haja forças políticas que queiram chamar a atenção para esse problema, mas aquilo que nós verificamos é que ao longo dos últimos tempos não têm falado sobre problemas (lucro da banca) que são os que afetam a vida das pessoas, que vivem cada vez em maiores dificuldades”.
“A nossa crítica ao mandato de Mário Centeno tem sido sempre em torno das suas opções e consideramos que neste momento é altura de romper com essas alterações e, portanto, Mário Centeno deve romper com essas opções e passar a ter outra postura, de defesa dos interesses dos trabalhadores e não de defesa dos interesses da banca”, sublinha o deputado.
Duarte Alves revela que ” o maior problema tem sido a política de Mário Centeno, uma política que no Banco de Portugal tem, nomeadamente em relação ao BCE, permitido estes aumentos das taxas de juro e não tem travado os lucros da banca, e esse é que é o maior problema da independência; exigimos que haja uma alteração desta posição”.
O partido não defende que seja necessário o governador do Banco de Portugal se demitir, no entanto considera que “é preciso exigir ao governador do Banco de Portugal que altere aquilo que tem sido a sua posição ao longo dos últimos tempos, permitindo que a banca aumente os seus lucros à custa do sofrimento dos portugueses. Independentemente de quem quer que esteja no cargo; é essa a exigência que fazemos, que o Banco de Portugal sirva os interesses nacionais, enfrente os interesses da banca”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com