[weglot_switcher]

PCP sugere “redução do número de alunos por turma”

Para o PCP também é importante que o Governo altere a “norma-travão que bloqueia o acesso aos quadros e à carreira docente”,
26 Julho 2021, 19h41

O Partido Comunista Português (PCP) sugeriu um conjunto de medidas no sentido de reforçar a escola pública, entre as propostas está a redução do número de alunos por turma.

Em conferência de imprensa o deputado do PCP, Jorge Pires, apresentou as medidas do partido que posteriormente foram publicadas no site dos comunistas. Assim, o PCP pede a “redução do número de alunos por turma, flexibilização da organização das turmas, permitindo o seu desdobramento e evitando a junção de vários anos na mesma turma”.

Os comunistas querem que exista “garantia de condições para uma prática assente na diferenciação pedagógica individual e por grupos de aprendizagem, dentro de cada ano de escolaridade, reforço efetivo de horas atribuídas às escolas para o desenvolvimento de tutorias e mentorias, reforço dos meios destinados a uma educação verdadeiramente inclusiva e criação de equipas multidisciplinares específicas ou reforço significativo das existentes para que articulem os Planos de Recuperação”.

Para o PCP é importante que o Governo altere a “norma-travão que bloqueia o acesso aos quadros e à carreira docente”, termine com “todos os processos do PREVPAP [programa de regularização extraordinária dos vínculos precários]” e que contrate “com vínculo efetivo, todos os trabalhadores indispensáveis para responder às necessidades permanentes das escolas”.

“Estas são medidas urgentes e necessárias que visam a resolução dos problemas emergentes na Escola Pública. Mais do que se reafirmar o que se fez no passado como tem sido palavra de ordem deste Governo, em especial do Ministério da Educação, é urgente e necessária uma política diferente, uma política patriótica”, sublinhou Jorge Pires.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.