[weglot_switcher]

PCP tem 64 recomendações para uma “política alternativa”

Duarte Alves explicou que o PCP propõe medidas de curto prazo, como “a proibição de despedimentos”, o pagamento de salários por inteiro recorrendo a um fundo público financiado pelo Orçamento, alargamento de apoio sociais e proteção e defesa da saúde, medidas de apoio à agricultura e pesca.
Cristina Bernardo
14 Maio 2020, 17h14

Duarte Alves, deputado do PCP, frisou esta quinta-feira que o partido tem 64 recomendações de diversas áreas para o país optar por uma política alternativa à da União Europeia.

“São as opções que o país precisa para responder aos problemas atuais” disse o deputado comunista numa intervenção no debate parlamentar sobre o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas, na Assembleia da República. “A realidade tem demonstrado que o país precisa de uma alternativa”, vincou.

O PCP propõe medidas de curto prazo, como “a proibição de despedimentos”, o pagamento de salários por inteiro recorrendo a um fundo público financiado pelo Orçamento, alargamento de apoio sociais e proteção e defesa da saúde, medidas de apoio à agricultura e pesca. Duarte Alves defendeu o “reforço da reposição” de rendimentos, do investimento público, dinamização do aparelho produtivo nacional, “substituindo importações por produção nacional” e reforço dos serviços públicos como resposta a crise. “Opções essas que não são compatíveis às regras da União Europeia e do euro”.

“Fingindo ignorar a real dimensão dos problemas económicos e sociais que o país está a confrontar, o Governo lança a ideia da chamada reabertura da economia sem contudo responder a questões de fundo que se colocam”, afirmou o parlamentar, dando como exemplo “o risco de falências em massa de empresas”, a redução do poder de compra da população e limitações nos serviços públicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.