O candidato à liderança do PS, Pedro Nuno Santos, considerou que é preciso tomar uma decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, reforçando que não se pode marcar mais o passo relativamente a este assunto.
O socialista criticou o atraso que tem existido na decisão sobre onde vai ficar o novo aeroporto.
“O país tem de tomar decisões”, afirmou Pedro Nuno Santos.
“É olhar para relatório e tomar uma decisão e não continuar a marcar passo. Já marcamos demasiado o passo”, reforçou o socialista.
“Já se estudou muito sobre o novo aeroporto e agora é preciso decidir”, disse Pedro Nuno Santos.
Pedro Nuno Santos insistiu que em 2023 se continua a arrastar decisões em vários dossiers, como por exemplo o da ferrovia. Uma rede que possui “insuficiências”, sublinhando que se precisa de ter uma rede rodoviária com tempos de viagem “muito menores” e reforçando que se continua a adiar investimentos nesta matéria.
“Não há decisões perfeitas, não há decisões sem críticas”, disse Pedro Nuno Santos.
A Comissão Técnica Independente considerou que a solução mais viável para o novo aeroporto seria Alcochete através da combinação Aeroporto Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete.
Esta opção prevê duas pistas, com a capacidade para 80 movimentos por hora e possibilidade de expansão até quatro pistas. 5.550 pessoas expostas ao ruído. Fica a 40 kms de Lisboa, cerca de 40 minutos de distância.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com