[weglot_switcher]

Pedro Nuno Santos: “Não queremos nacionalizar a Groundforce”

O ministro rejeitou hoje as acusações do acionista privado da empresa de handling.
  • Pedro Nuno Santos
4 Março 2021, 22h10

O ministro das Infraestruturas rejeitou hoje que o Governo queira nacionalizar a Groundforce, empresa que se encontra numa situação económica difícil e com os salários de 2.400 trabalhadores em atraso.

“Não queremos ficar com a Groundforce. A TAP não pode manter a posição na empresa de handling. Não está em causa querer nacionalizar a companhia”, afirmou Pedro Nuno Santos esta quinta-feira.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal, de Alfredo Casimiro, com o grupo TAP a deter 49,9%, com a companhia aérea a ser detida em 72% pelo Estado português.

O ministro adiantou que a Groundforce já está a dever 12,3 milhões de euros à TAP e que a companhia aérea não pode correr riscos, pois ela própria encontra-se numa situação de “grande dificuldade” e a negociar um plano de reestruturação com Bruxelas”.

“A TAP tem feito um grande esforço para apoiar a Groundforce, e tem a haver 12,3 milhões de euros de adiantamentos por serviços prestados e não prestados para apoiar a empresa de forma a poder pagar salários”, afirmou.

“Era impossível a TAP continuar a exportar para a Groundforce sem exigir garantias que protegessem a TAP”, destacou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.