Pedro Nuno Santos, secretário-geral do Partido Socialista (PS), ultrapassou Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática (AD), e André Ventura, do Chega, e tornou-se o candidato mais mediático no final da segunda semana de debates a caminho das legislativas, revela o Barómetro Cision/Brandwatch.
De acordo com este barómetro, o líder socialista obteve 22% das menções, André Ventura 19% e, ocupando o terceiro lugar, o atual primeiro-ministro regista 18% das menções.
Já no que toca aos temas mais discutidos nas redes sociais, o top 3 continua sem alterações. A habitação é o assunto mais mencionado (36%), seguido da imigração com 29% das menções e da saúde com 19%.
Analisando debate a debate, o Barómetro Cision/Brandwatch assinala que o confronto entre Nuno Melo (AD) e Joana Mortágua (Bloco de Esquerda) de quarta-feira acabou por gerar mais menções sobre a bloquista pelo facto de a candidata ter sido alvo de um assalto à sua viatura. Entre o humor e o comentário político, muitos internautas aproveitaram o incidente para criticar a segurança nas zonas urbanas e a eficácia da atual liderança política. Segundo este barómetro, a irmã gémea da líder do BE obteve o maior número de menções, 59%, sendo o tema da segurança o mais mencionado com 36%.
Do outro confronto desse dia, André Ventura (Chega) e Paulo Raimundo (PCP), os internautas destacaram a estratégias dos candidatos. Por um lado, elogiaram a postura calma de Paulo Raimundo, por outro criticaram a postura de Ventura considerando que o líder do Chega manifestou uma retórica provocadora. André Ventura foi o mais mencionado com 51% e o tema Imigração com 54% aquele que mais conversa gerou nas redes sociais.
No dia seguinte, quinta-feira, foi a vez de Pedro Nuno Santos (PS) e Rui Tavares (Livre) debaterem. Segundo a análise feita pelo barómetro, os internautas sublinharam a abordagem do líder socialista sobre na necessidade de um voto estratégico para derrubar a direita. Pedro Nuno Santos foi, de longe, o mais referido com 84%, e o tema da Habitação mereceu 51% das menções.
A fechar a segunda semana de debates, mais curta devido à Páscoa, estiveram em confronto André Ventura (CH) e Rui Rocha (IL). De acordo com a análise feita às publicações feitas nas redes sociais, os internautas voltaram a salientar a abordagem populista de Ventura, realçando a a resposta critica de Rui Rocha a essa abordagem. André Ventura obteve o maior número de menções (59%), sendo a Imigração o tema mais destacado com 52%.
De acordo com o Barómetro Cision/Brandwatch, o debate que gerou mais menções nas redes sociais continua a ser o que opôs André Ventura (CH) e Rui Tavares (Livre), com 12% e os que geraram menos o que colocou frente a frente BE/Pan e IL/Livre apenas com 1%.
Os dados deste estudo foram obtidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, que utiliza inteligência artificial e aprendizagem automática para analisar as opiniões de milhões de utilizadores das redes sociais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com