[weglot_switcher]

Pedro Ramos tranquiliza população e diz que Madeira tem capacidade de resposta para coronavírus

O secretário regional da saúde diz que a Madeira tem uma linha de emergência, fluxogramas para os portos, aeroportos, e marinas, para situações de casos suspeitos ou positivos, e sobre a forma como transporte deve ser feito, em situações de detecção ou suspeita de coronavírus.
28 Fevereiro 2020, 08h13

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, deixou uma mensagem de tranquilidade, assegurando que a Madeira tem um plano de contingência capaz de dar resposta adequado caso seja detetado algum caso de coronavírus Covid-19 na região autónoma.

O governante refere que este plano de contingência está em vigor na Madeira, e que “dá segurança”, salientado que o Hospital do Funchal foi considerado uma unidade de saúde de segunda linha, pela Direção Geral da Saúde (DGS), para enfrentar esta situação do coronavírus.

Pedro Ramos disse que ainda não foi detectado nenhum caso de coronavírus na região, mas que isso pode acontecer tendo em conta a propagação de situações por locais como Tenerife, Espanha, e França.

“O plano de contingência já prevê é um fluxograma de prevenção e detecção”, explica. O governante disse ainda que este plano “não é estático” mas “dinâmico”, sublinhando ainda que em termos de critérios epidemiológicos existiam indicações para cuidados a ter com a China e de pessoas que vinham desse país, mas que esse quadro alterou-se e já incluí países como: Japão, Irão, Singapura, Coreia, Itália.

Pedro Ramos refere que a Madeira tem uma linha de emergência, fluxogramas para os portos, aeroportos, e marinas, para situações de casos suspeitos ou positivos, e sobre a forma como transporte deve ser feito, em situações de detecção ou suspeita de coronavírus.

“Continuamos a dar formação aos nossos profissionais, e a sensibilizar profissionais do turismo e das escolas. Criamos zonas para receber os doentes em função do número que possam acontecer. Já há infraestruturas pensadas e bem caraterizadas”, reforçou.

“O plano de contingência, tem vindo a sofrer alterações tendo em conta as recomendações nacionais e internacionais. Dá-nos pelo menos uma situação de tranquilidade. Se acontecer algum caso a Madeira está preparada para detetar, promover o seu isolamento, e temos capacidade de o tratar”, disse o secretário regional da Saúde.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-na-china/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1167″ slug=”coronavirus-na-china” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-na-china/thumbnail?version=1582798328221&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.