O ministro da Economia, Pedro Reis, vai iniciar esta terça-feira um conjunto alargado de reuniões com uma série de associações, encontros que irão servir para avaliar impacto das tarifas.
Destaca o comunicado revelado pelo Governo que estas reuniões com dezasseis associações empresariais irão servir para “avaliar impacto e as medidas de mitigação das tarifas anunciadas pela administração dos EUA nas empresas portuguesas e na economia nacional
Estes encontros, destaca o Governo, vão contar com a presença de representantes da AICEP, IAPMEI, Compete, Direção-Geral das Atividades Económicas e Banco Português do Fomento e vão decorrer entre quarta e sexta-feira, em Lisboa e no Porto. “Visam abrir um canal de diálogo com os setores que serão mais afetados pelo modelo das tarifas recíprocas”, pode ler-se no comunicado.
Já no que diz respeito aos encontros bilaterais com as associações, a que se vão seguir outras reuniões mais alargadas, o Ministério da Economia dará ainda nota do que está a ser articulado com a União Europeia para responder às novas tarifas e as medidas de proteção que estão a ser desenhadas para os diferentes setores de atividade.
Estas reuniões surgem depois dos mercados financeiros terem entrado em colapso na sequência do anúncio das novas tarifas, a 2 de abril, que os Estados Unidos iriam aplicar a vários parceiros comerciais. Contudo esta terça-feira as bolsas de Lisboa e europeias voltaram aos ganhos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com