Num contexto em que ouvir é mais do que um gesto de atenção — é uma prática estratégica –, nasceu o People Engagement Survey. Este estudo anual, promovido pela Cegoc em parceria científica do ISCTE Executive Education, celebra agora a sua 10.ª edição. Criado inicialmente como Índice da Excelência, o estudo visa auscultar o clima organizacional e medir o grau de envolvimento e comprometimento dos colaboradores com as suas organizações. Com uma década de dados acumulados, afirma-se hoje como uma ferramenta robusta de apoio à gestão e à tomada de decisão.
Uma ferramenta sólida e em crescimento
Ao longo dos últimos 10 anos, mais de 1.500 organizações e 110.000 pessoas participaram no estudo. Esta adesão crescente reflete a sua relevância no mercado.
O People Engagement Survey oferece, assim, uma leitura aprofundada e rigorosa da realidade organizacional, permitindo às empresas compararem-se com outras do mesmo setor ou dimensão e identificarem práticas com impacto direto no envolvimento dos seus colaboradores. A partir de dados comparativos e orientados para a ação, o estudo gera uma “fotografia” fiável do estado atual das organizações, destacando tendências, riscos e oportunidades.
Novidades da 10.ª Edição
A 10.ª edição do People Engagement Survey traz consigo um conjunto de inovações, que refletem, tanto a evolução natural da própria realidade organizacional, como a missão definida para este estudo. O modelo metodológico mantém-se estável nas dimensões centrais de análise – análise ao clima organizacional, traços culturais, práticas de gestão de pessoas e nível de envolvimento, bem como os blocos adicionais de bem-estar psicológico, fatores de retenção e expetativas de evolução.
Como novidade, destaca-se a introdução de um novo bloco dedicado ao impacto da automação e inteligência artificial no trabalho, bem como a experiência de regresso (ou não) ao escritório, com a exploração das implicações para o envolvimento, bem-estar e intenção de saída.
Em 2025, os relatórios apresentados às organizações serão mais detalhados, com análises cruzadas e preditivas que reforçam o propósito estratégico do estudo como ferramenta de suporte à tomada de decisão.
Paralelamente, a Cegoc continuará a disponibilizar apoio pós-estudo às organizações participantes, desde a análise e interpretação dos dados, até à construção de planos de ação e realização de workshops com equipas, podendo ser complementando com soluções de formação, consultoria e desenvolvimento, sempre que necessário.
Internacionalização e benchmarking global
Dando continuidade à internacionalização iniciada na edição anterior, o estudo já se encontra presente em diversos países. Embora o benchmark internacional ainda esteja em fase de consolidação, a adesão das organizações em mercados, como Brasil, Espanha, Angola, Reino Unido, França e México, tem sido crescente. A presença de grandes grupos multinacionais em todas as suas geografias tem vindo a acelerar significativamente este processo de expansão.
Catalisador de mudança nas organizações
Na prática, os dados do People Engagement Survey tornam-se catalisadores de mudança. Muitas organizações, com base nos insights obtidos, ajustaram os seus modelos de liderança, redesenharam processos e práticas de comunicação interna e reforçaram as suas políticas e práticas de gestão de talento. Estas transformações, sustentadas em evidência empírica, demonstram o verdadeiro valor do estudo: orientar a ação.
Os casos de impacto são numerosos e alguns dos testemunhos foram gentilmente partilhados. Todos os resultados são tratados com total confidencialidade, sendo divulgados apenas os melhores classificados por setor de atividade e dimensão, mediante consentimento expresso.
Reconhecimento e partilha de boas práticas
A culminar cada edição do estudo, a Cegoc promove a cerimónia de entrega de prémios People Engagement Awards, que se assume como mais do que um momento de reconhecimento: é um verdadeiro summit de tendências em gestão de pessoas. O evento distingue publicamente as organizações que promovem contextos de trabalho saudáveis, motivadores e alinhados com as melhores práticas de gestão de talento. Com isso, cria um espaço de inspiração coletiva, partilha de boas práticas e debate entre líderes de recursos humanos.
Mais do que uma década de resultados, o People Engagement Survey representa uma década de compromisso: junto das pessoas, com as organizações e pelo futuro do trabalho. A sua continuidade recorda que o envolvimento não se impõe: constrói-se. E escutar, de forma estratégica e sistemática, é uma das ferramentas mais poderosas ao serviço de quem lidera com propósito.
Enquanto promotora desta iniciativa, a Cegoc renova o seu compromisso com a construção de culturas mais saudáveis, participativas e alinhadas com os desafios de um mundo em transformação. Porque só com as pessoas no centro se pode aspirar a liderar com impacto e relevância.
Inscreva já a sua organização na 10.ª edição do People Engagement Survey
O People Engagement Survey está de volta com a sua 10.ª edição. Todas as organizações interessadas, com pelo menos 10 colaboradores, podem participar gratuitamente e receber um relatório de posicionamento detalhado.
Os questionários devem ser preenchidos até 15 de dezembro de 2025. A apresentação dos resultados e entrega dos prémios está prevista para março de 2026.
Saiba mais, em:
www.cegoc.pt/consultoria-recursos-humanos/people-engagement-awards
Este artigo é da autoria da Cegoc.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com