[weglot_switcher]

Pérez-Llorca, EY e Lightning Partners assessoram compra da tecnológica Issuu pela italiana Bending Spoons

Em Portugal, a empresa com sede em Milão, avaliada em mais de dois mil milhões de euros, foi apoiada nas questões legais pela Pérez-Llorca. A dinamarquesa Issuu, que foi adquirida, tem um centro de desenvolvimento tecnológico em Braga.
25 Julho 2024, 13h52

A startup italiana Bending Spoons adquiriu em meados de julho a empresa Issuu, que tem uma plataforma digital de publicação de marketing de conteúdos Saas – Software as a Service. O negócio no sector tecnológico, cujo valor não foi tornado público, contou com vários assessores financeiros e jurídicos.

Em Portugal, onde a dinamarquesa Issuu tem um centro tecnológico (Braga), foi a sociedade de advogados Pérez-Llorca que esteve envolvida no processo, ao lado da Bending Spoons. A equipa de apoio legal foi liderada pelo managing partner, Gonçalo Capela Godinho, reconhecido pelo trabalho nos mercados brasileiro, britânico e norte-americano.

A Pérez-Llorca esteve também envolvida através de Evo Fernandes, sócio da área de Imobiliário, Manuel Cordeiro Ferreira, sócio de Financeiro, Susana Estêvão Gonçalves, sócia de Fiscal, Rita Braga Themido e Mariana Melo Pinto, associadas de Corporate/M&A, bem como o associado Miguel Riço dos Santos, do departamento de Laboral.

A Bending Spoons, fundada em 2013 na cidade de Milão, recebeu também apoio jurídico dos escritórios internacionais Willkie Farr & Gallagher LLP para as jurisdições dos Estados Unidos e Alemanha e Kromann Reumert para a Dinamarca. O aconselhamento fiscal e due diligence estiveram a cargo da consultora EY. Quanto à Issuu, foram as sociedades norte-americanas Goodwin Procter (advocacia) e a Lightning Partners (firma de investimento), uma vez que a origem é dinamarquesa, mas a sede é em Silicon Valley.

A Issuu, que nasceu em 2006 e tem mais de um milhão de utilizadores, permite a publicação, partilha e leitura de conteúdos de revistas, jornais, catálogos, portefólios e outros tipos de publicações digitais. Por sua vez, a Bending Spoons é especializada no desenvolvimento de aplicações móveis e software e vende ferramentas como Evernote, Meetup, Remini, StreamYard e Splice.

É a segunda aquisição em dois anos do unicórnio italiano, após a Evernote em 2022. Em fevereiro deste ano, a Bending Spoons angariou 155 milhões de dólares (cerca de 143 milhões de euros) numa ronda de investimento com a Durable Capital Partners, Baillie Gifford, Cox Enterprises, NB Renaissance e NUO Capital que avaliou a empresa em aproximadamente 2,3 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.