Várias personalidades afrodescendentes vão ser homenageadas no dia 19 de fevereiro, em Lisboa, numa gala de comemoração do “Black History Month”.
A atleta olímpica Naide Gomes e a pianista e musicóloga Georgina Ribas, que morreu em 1951, são as duas mulheres celebradas nesta segunda gala organizada pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), pela Embaixada do Canadá em Portugal e pela Câmara Municipal de Lisboa. Johnson Semedo, ativista e fundador da Academia Johnson, que morreu em 2022, e Tito Paris, músico e compositor – que irá atuar na gala -, completam a lista de personalidades que serão homenageadas na próxima quarta-feira.
“Esta celebração tem como objetivo destacar a vida e os contributos de Georgina Ribas, Naide Gomes, Johnson Semedo e Tito Paris, quatro personalidades afrodescendentes de mérito amplamente reconhecido”, refere a AIMA em comunicado.
Durante o evento, que terá Cláudia Semedo como apresentadora, o artista Brian Amadi irá dar a conhecer os retratos das personalidades homenageadas da sua autoria, que “integrarão a coleção em desenvolvimento pela Embaixada do Canadá, à qual serão adicionados novos retratos em anos futuros”, é indicado na mesma nota.
Além de Tito Paris, a cantora moçambicana Selma Uamusse irá atuar na segunda Gala de Homenagem de celebração do “Black History Month” tem início às 18h30, no Capitólio, em Lisboa, com entrada gratuita.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com