[weglot_switcher]

Petróleo. Arábia Saudita vai prosseguir política de cortes na produção

Posição oficial do país passa por manter o compromisso assumido com a Rússia (à margem da OPEP), que passa por um corte de um milhão de barris por dia até dezembro deste ano, apesar da forte evolução do preço do crude nos últimos meses.
4 Outubro 2023, 10h48

A Arábia Saudita vai manter a política de cortes na produção de petróleo, de acordo com a posição assumida na reunião mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que decorre por estes dias.

A posição oficial do país passa por manter o compromisso assumido com a Rússia (à margem da OPEP), que passa por um corte de um milhão de barris por dia até dezembro deste ano, apesar da forte evolução do preço do crude nos últimos meses. “A medida ainda tem como objetivo reforçar os esforços da OPEP em garantir a estabilidade e equilíbrio dos mercados”, explicou fonte oficial das autoridades sauditas em comunicado.

Esta decisão tomada em conjunto com a Rússia à margem da OPEP (que implica um corte de produção um milhão de barris diários na Arábia Saudita e de 300 mil barris diários por parte da Rússia) tem sido alvo de extensões sucessivas e os analistas já apontam para uma subida de preços que chegue aos 100 dólares por barril.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.