[weglot_switcher]

Pfizer vai fornecer mais 50 milhões de vacinas à União Europeia até junho (com áudio)

Bruxelas anunciou hoje que o fornecimento de mais de 50 milhões de vacinas da Pfizer, depois da Johnson & Johnson ter suspendido o seu fornecimento. 30 mil vacinas deveriam ter chegado hoje a Portugal.
14 Abril 2021, 12h53

A Pfizer/BionNTech vai fornecer mais 50 milhões de vacinas aos países da União Europeia até junho, anunciou hoje a Comissão Europeia.

A notícia chega depois da Johnson & Johnson ter suspendido o seu fornecimento após as autoridades norte-americanas terem decidido suspender o uso desta vacina, depois de seis pessoas terem desenvolvido coágulos sanguíneos após a toma da vacina. A empresa norte-americana deveria entregar na UE cerca de 55 milhões de vacinas até ao final de junho.

Esta nova remessa vai juntar-se aos 200 milhões de vacinas que a empresa tinha acordado entregar até junho. De janeiro a março, a companhia norte-americana forneceu um total de 66 milhões de doses à União Europeia.

“Hoje alcançámos 100 milhões de vacinações na União Europeia. Estamos também a acelerar a entrega de vacinas. Não estamos a poupar esforços para assegurar que os europeus possam ser vacinados o mais rápido possível”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, esta quarta-feira, 14 de abril.

As autoridades dos Estados Unidos anunciaram na terça-feira a suspensão do uso da vacina da Johnson & Johnson nos centros federais de vacinação. Para os centros estaduais de vacinação, as autoridades fizeram uma recomendação para suspender o processo.

O primeiro lote de vacinas da subsidiária farmacêutica Janssen da Johnson & Johnson deveria ter chegado hoje a Portugal num total de 30 mil vacinas únicas.

Quase sete milhões de doses já foram administradas nos EUA, mas houve seis casos em que foram desenvolvidos raros coágulos sanguíneos nos indivíduos após receberem a vacina. “Neste momento, os eventos adversos parecem ser extremamente raros”, disse ontem a FDA, regulador do medicamento norte-americano, em comunicado.

Estados Unidos suspendem vacina da Johnson & Johnson. Portugal recebe 30 mil doses amanhã

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.