A economia da zona euro cresceu 0,3% em cadeia no segundo trimestre, dando sequência ao avanço de igual magnitude registado nos primeiros três meses do ano, segundo os dados do Eurostat, que também reportam um crescimento homólogo de 0,6%. Já o emprego cresceu 0,2% em cadeia.
A segunda estimativa rápida do gabinete de estatísticas da UE aponta para igual avanço em cadeia em relação ao verificado no trimestre anterior, ou seja, de 0,3%, o que também iguala a primeira estimativa rápida avançada há cerca de um mês. Olhando para o bloco da UE como um todo, o crescimento no segundo trimestre também foi de 0,3%.
Já em termos homólogos, a zona euro cresceu 0,6% e a UE avançou 0,8%, o que constitui uma aceleração em relação aos 0,5% e 0,6%, respetivamente, do primeiro trimestre do ano.
Com um crescimento em cadeia de 0,1%, Portugal cai do topo dos países com um crescimento mais robusto e fica mesmo abaixo da média europeia, embora distante do recuo de 1,1% da Letónia, o país com o maior trambolhão no PIB.
A divulgação desta quarta-feira inclui ainda dados do emprego, que avançou 0,2% em cadeia tanto na zona euro, como na UE. Tal segue-se a um crescimento de 0,3% em ambos os espaços económicos no arranque do ano.
Em termos homólogos, o emprego cresceu 0,8% na zona euro, o que compara com um avanço de 1% no primeiro trimestre.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com