A Pimco perdeu 340 milhões de dólares com o cancelamento das obrigações AT1 do Credit Suisse Bank. Os advogados da Suíça, dos Estados Unidos e do Reino Unido estão a falar com os detentores de obrigações do Credit Suisse Additional Tier 1 sobre possíveis ações legais após perdas de até 17 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros) relacionados com o resgate. A notícia foi avançada pela “Reuters”.
Trata-se de títulos de dívida de elevada subordinação representativos de fundos próprios adicionais de nível 1.
O Banco Central Europeu e as outras duas autoridades bancárias europeias, de forma a acalmar os mercados, já vieram esclarecer que as obrigações altamente subordinadas Additional Tier 1 “são e continuarão a ser uma componente importante da estrutura de capital dos bancos europeus”.
Para além da gigante de títulos Pimco ter perdido cerca de 340 milhões de dólares, uma fonte disse à “Reuters” que as participações atuais da Pimco em títulos do Credit Suisse, excluindo a dívida AT1, valem mais de 4 mil milhões de dólares.
A mesma fonte disse que as perdas nos títulos da AT1 foram compensadas por ganhos nas participações da Pimco em outros títulos emitidos pelo banco suíço, que aumentaram de valor após a fusão de resgate com o UBS.
AT1s são um tipo de dívida conversível de emergência que faz parte das reservas de capital que os reguladores exigem que os bancos mantenham para se protegerem em tempos de turbulência no mercado.
A Pacific Investment Management Company (Pimco) com sede nos Estados Unidos, gere mais de 1,7 biliões de dólares em ativos.
Os detentores de títulos do Credit Suisse Group AG de elevada subordinação (Additional Tier 1) sofrem uma perda histórica com a aquisição do banco pelo UBS Group AG. Em causa estão os 16 mil milhões de francos suíços em obrigações Additional Tier 1 que têm incorporado elevado risco.
O acordo desencadeará uma “redução completa” dos títulos Additional Tier 1 ou AT1 do banco, a fim de aumentar o capital principal do Credit Suisse, disse o regulador financeiro suíço FINMA num comunicado no seu site. Enquanto isso, os acionistas do banco devem receber o equivalente a três mil milhões de francos suíços.
A Pimco e a Invesco estão entre os maiores detentores de dívida AT1 do Credit Suisse, segundo a Bloomberg.
Também segundo a “Bloomberg”, a liquidação das obrigações é a maior perda até agora para o mercado de AT1 europeu, que no total é de 275 mil milhões de dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com