[weglot_switcher]

Pinto de Costa arrisca multa até cinco milhões de euros por compra de ações da SAD do FC Porto

Detalha o JE esta sexta-feira que a lei impede os dirigentes de fazerem estas operações trinta dias antes da apresentação de contas, algo que vai ter lugar, de acordo com anúncio da SAD, a 15 de fevereiro.
9 Fevereiro 2024, 08h52

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente da FC Porto SAD, está a ser investigado pela CMVM pelo facto de ter comprado ações da sociedade em janeiro e fevereiro, de acordo com informação apurada pelo JE na edição semanal que está nas bancas esta sexta-feira.

Detalha o JE que a lei impede os dirigentes de fazerem estas operações trinta dias antes da apresentação de contas, algo que vai ter lugar, de acordo com anúncio da SAD, a 15 de fevereiro.

Assim, a compra de títulos que o presidente do clube e da SAD desenvolveu em fevereiro (comprou pouco mais de mil ações da SAD por um valor de 1.660,5 uros) pode ser considerada susceptível de ser considerado abuso de mercado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Em Portugal, está prevista a aplicação de uma coima entre 25 mil euros e os cinco milhões de euros, segundo o Código dos Valores Mobiliários.

Contactado, o regulador do mercado de capitais respondeu que encontra-se sujeita a “segredo profissional, pelo que não pode prestar esclarecimentos sobre a sua atuação no âmbito da sua atividade de supervisão de entidades”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.