[weglot_switcher]

Plano de recuperação: Bruxelas elogia foco do Governo na resiliência e transição digital

“Ainda é muito cedo para fornecer uma avaliação completa do projeto de Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, no entanto, notamos já o forte enfoque na construção de resiliência e na transição digital”, disse um porta-voz da Comissão Europeia ao Jornal Económico.
15 Outubro 2020, 12h25

A Comissão Europeia afirmou esta quinta-feira que o projeto de do plano de recuperação e resiliência entregue pelo Governo português dá o mote de partida para um diálogo sobre a melhor utilização dos fundos europeus, adiantando que, embora ainda seja cedo para avaliar o documento, asssinala desde já o foco na resiliência e na transição digital

O esboço do Plano de Recuperação e Resiliência foi aprovado ontem pelo Conselho de Ministros e hoje entregue à Comissão Europeia.

“A Comissão regista o anúncio sobre o plano de recuperação e resiliência feito pelas autoridades portuguesas”, referiu um porta-voz da Comissão, ao Jornal Económico. “Esperamos analisar o projeto de plano elaborado pelas autoridades portuguesas e continuar o nosso diálogo sobre a conceção e o conteúdo do seu plano de recuperação e resiliência antes da sua apresentação final.”

Este diálogo deverá ajudar a garantir que Portugal utiliza da melhor forma os fundos da União Europeia (UE) para apoiar a sua recuperação e sai mais forte e resiliente deste processo, em linha com as prioridades da UE, adiantou.

“Ainda é muito cedo para fornecer uma avaliação completa do projeto de plano de recuperação e resiliência de Portugal, no entanto, notamos já o forte enfoque na construção de resiliência e na transição digital”, sublinhou.

“As prioridades anunciadas pelo Governo português parecem estar, em geral, de acordo com a agenda da Comissão. A Comissão continuará a trabalhar com as autoridades portuguesas a todos os níveis na preparação do seu plano de recuperação e resiliência”, disse.

Portugal apresentou hoje o seu projecto de plano de recuperação e resiliência, um passo que Bruxela vê como o ponto de partida para o diálogo a realizar entre a Comissão e as autoridades portuguesas.

Portugal e os outros Estados-Membros poderão apresentar formalmente os seus Planos de Recuperação e Resiliência assim que o regulamento relevante entrar em vigor. No entanto, os Estados-Membros são incentivados a apresentar projetos de planos a partir de 15 de outubro de 2020 e a encetar um diálogo com a Comissão.

O primeiro-ministro, António Costa disse esta quinta-feira que quer que haja rapidamente um acordo em Bruxelas para que o Plano de Recuperação Económica possa avançar a “tempo e horas”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/costa-espera-um-acordo-rapido-em-bruxelas-para-arrancar-a-tempo-e-horas-com-plano-de-recuperacao-650574

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.