O plano sazonal de inverno traçado para o Hospital de Santa Maria “está a funcionar sem qualquer problema”, garante o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, Carlos Martins.
Em declarações prestadas aos jornalistas pouco depois das 13 horas deste domingo, o responsável lembrou que o plano envolve a Urgência Central e sublinhou que as duas últimas semanas foram pautadas por um clima de “tranquilidade”, com tempos de espera “normais”, num período que habitualmente é crítico.
O plano engloba várias unidades hospitalares, desde Mafra até Lisboa.
Carlos Martins sublinhou que tem existido “capacidade de resposta de consultas, internamentos, de diagnóstico”, neste contexto.
No que diz respeito à situação do último sábado, dia 4 de janeiro, houve “uma situação anómala”, em função de o hospital ter recebido “mais doentes, mais complexos e com alguns fluxos em simultâneo”, esclareceu. Em causa estiveram sobretudo casos de infeções respiratórias. De qualquer modo, reiterou que “não há falta de médicos” naquela unidade.
Segue-se uma semana em que deverão haver dificuldades
Amanhã, segunda-feira, começa um semana que deverá ser “complexa” e “difícil”, esclareceu Carlos Martins. Ao mesmo tempo, fez saber que vão ser abertas 10 camas para doentes com problemas respiratórios.
“Não pensamos em ativar a primeira fase do plano de contingência”, sublinhou, antes de reconhecer que a mesma poderá ser iniciada, caso seja “necessário”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com