[weglot_switcher]

Plástico, latas e vidro. Nas novas máquinas de recolha automática é (quase) tudo aceite em prol do ambiente

Projeto Bebidas + Circulares é semelhante ao projeto-piloto apresentado pelo Governo em março, no qual a recolha funciona da mesma forma: garrafas até meio litro recebem 0,02 euros e garrafas até dois litros recebem 0,05 euros. A maior diferença entre estes dois projetos é que o Bebidas + Circulares permite a recolha de latas e garrafas de vidro.
30 Novembro 2020, 07h55

Lisboa tem um novo projeto-piloto de recolha de embalagens, que pretende incentivar os cidadãos a reciclar as embalagens já usadas. O concelho de Lisboa tem 11 novas máquinas de devolução automática, alusivas ao projeto Bebidas + Circulares, que emite talões de valor simbólico que podem ser descontados em compras nas superfícies comerciais ou doados a instituições de solidariedade.

O projeto desenvolvido pela Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa de Empresas e de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) é apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, e entrou em vigor a 25 de novembro.

De acordo com o projeto, a parceria entre as entidades contempla a instalação de uma máquina de recolha no Mercado Municipal de Benfica, que permite aos utilizadores obter descontos simbólicos para usufruir no mesmo espaço, enquanto as restantes máquinas se encontram instaladas em lojas Continente, Pingo Doce, Auchan e El Corte Inglés.

Com um orçamento de perto de um milhão de euros e um financiamento de 90% do programa EEA Grants – criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein -, o projeto tem a duração total de um ano e pretende recolher 2,5 milhões de embalagens usadas pelos lisboetas e atingir as 50 toneladas de plástico reciclado.

O projeto Bebidas + Circulares é semelhante ao projeto-piloto apresentado pelo Governo em março, no qual a recolha funciona da mesma forma: garrafas até meio litro recebem 0,02 euros e garrafas até dois litros recebem 0,05 euros. A maior diferença entre estes dois projetos, é que o Bebidas + Circulares permite a recolha de latas e de garrafas de vidro, além de garrafas plásticas PET.

A funcionar apenas no concelho de Lisboa, este projeto das três associações serve para “aumentar a representatividade da amostra e permitir uma melhor monitorização do comportamento dos consumidores”, bem como “testar a eficácia de locais de recolha ao alargar a superfícies comerciais de diferentes dimensões e formatos”. Este projeto pretende preparar também o futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá entrar em funcionamento em 2022.

Por enquanto, a recolha de embalagens de vidro só estará disponível em três locais: Continente Lisboa Marechal (Marvila), Pingo Doce Telheiras e Mercado de Benfica. Por sua vez, a recolha de latas e garrafas PET está disponível no Auchan das Amoreiras (Amoreiras Shopping Center), Continente Bom Dia do Restelo, Continente do Alto do Lumiar, El Corte Inglés, Supercor Restelo, Lidl da Penha de França, Pingo Doce João Saraiva (Alvalade), Pingo Doce da Graça e Pingo Doce Olivais Oriente.

As máquinas aceitam garrafas de bebidas em plástico PET, e em vidro e latas de metal, não reutilizáveis, como águas, sumos, refrigerantes (inclui bebidas energéticas e bebidas à base de chá), cervejas, vinhos e outras bebidas alcoólicas, com exceção de bebidas espirituosas. Embalagens de leite, detergentes e de champô não são aceites. Quando depositadas, as garrafas não devem ter líquidos nem estar espalmadas ou partidas, devem ter tampa e ter o rótulo e código de barras legível.

Caso o consumidor opte por doar o valor das garrafas depositadas, o valor doado reverte para a Associação Mais Proximidade Melhor Vida, de apoio à população idosa a viver na Grande Lisboa, e à Ajuda de Berço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.