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Plataforma de viagens eDreams ODIGEO cresce a partir do Porto

Depois da pandemia, é tempo de regressar às viagens. A eDreams, um dos maiores grupos do mundo em termos de e-commerce, com vendas de 4,5 mil milhões de euros, vai contratar para o seu hub portuense.
26 Outubro 2021, 18h00

A eDreams ODIGEO, uma das maiores companhias de viagens online da Europa e a número dois mundial – a seguir a uma concorrente chinesa –, vai expandir o seu negócio em Portugal, instalado na cidade do Porto, cujo hub faz parte de um conjunto de cidades para onde vão ser contratados mais cem colaboradores. Ao Porto, juntam-se os hubs de Barcelona, Milão e Madrid como as geografias que estão em pleno crescimento nesta fase pós-pandemia, disse ao Jornal Económico (JE) o CEO do grupo, Dana Dunne.

A eDreams ODIGEO é um dos maiores grupos de viagens online do mundo e uma das maiores empresas de e-commerce da Europa: opera em 44 países com cinco marcas de consumo líderes – eDreams; GoVoyages; Opodo; Travellink; e Liligo, gerando vendas de mais de 4,5 mil milhões de euros. “Temos uma quota de mercado de 37% na Europa e em crescimento”, afirma.

“Estas contratações pretendem fortalecer a posição de liderança europeia da eDreams ODIGEO e reforçar os departamentos de tecnologia e inovação de produto”, referiu Dana Dunne. “Somos uma empresa de tecnologia focada nas viagens”, afirmou o CEO do grupo. Nesse contexto, “o nosso tech hub no Porto é um local estratégico para a captação do melhor talento que a Europa tem para oferecer”, sendo certo, disse ainda, que “”há muito talento espalhado pela cidade do Porto”.

A estratégia de crescimento segue-se a um período de confinamento imposto pela pandemia, mas “que no grupo foi gerido de forma calma: não tivemos de despedir ninguém”, apesar de em determinada altura, pelo menos no que se referia às viagens, as receitas terem pura e simplesmente descido até ao zero.

O segredo? No pior da pandemia, a empresa conheceu uma redução de 70% nas reservas, mas o negócio está montado de tal forma que ) e menor margem de receita / reserva, impulsionada pelo menor valor médio da os custos variáveis também puderam ser cortados em 75%, “em linha com a diminuição das reservas, graças à adaptabilidade do nosso modelo de negócios”, explica o grupo no seu mais recente relatório de atividade para os investidores.

O crescimento está alicerçado na plataforma online, que contempla também uma plataforma de subscrição – ou seja, presta um serviço que fideliza o consumidor e serve-o numa lógica de longo prazo e não apenas como o caminho mais fácil para a próxima viagem e o hotel seguinte.

“Este tipo de serviço por subscrição não existia até nós o termos criado”, assegura o CEO da eDreams. Denominado Prime, “foi uma decisão de grande sucesso: temos agora mais de meio milhão de membros a juntarem-se à plataforma todos os três meses”. Este agregado de utilizadores permanentes responde por “cerca de 40% das viagens” marcadas pelo site do grupo.

Com um crescimento muito acentuado “nos Estados Unidos, apesar de o nosso coração se manter na Europa”, a eDreams quer usar a reabertura sanitária para cimentar a liderança, mas não deixa de ser crítica da forma como os políticos geriram a pandemia. Principalmente no que teve a ver com a falta de cruzamento de decisões entre os vários países comunitários. “Havia decisões em todos os sentidos, foi alguma confusão que os políticos deviam ter gerido de forma diferente”, com maior alinhamento entre as várias regiões da Europa.

De qualquer modo, a eDreams decidiu “implantar recentemente um novo modelo de trabalho híbrido e flexível, pioneiro no sector, que pretende extrair o que de melhor há em cada um”. Como explicou ao JE, “o modelo não é fechado” – pelo contrário, e atendendo ao contexto de cada equipa que o usará, são os membros da própria equipa que, de forma ponderada e sem perder o foco no interesse geral, decidem que divisão devem fazer entre trabalho presencial e remoto.

A eDreams ODIGEO serve mais de 17 milhões de clientes por ano em 45 mercados. Cotada na bolsa espanhola, a empresa trabalha com 664 companhias aéreas e possui parcerias com 130. A marca disponibiliza ofertas de voos regulares, companhias aéreas low-cost, hotéis, cruzeiros, rent-a-car, pacotes dinâmicos, pacotes de férias e seguros.

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