A Plenitude iniciou a exploração do bloco norte da central fotovoltaica de Renopool, localizada no concelho de Solana de los Barros, em Badajoz (Estremadura), com uma potência instalada de 130 MW (megawatts).
A empresa de energia controlada pela Eni, diz que “quando a central estiver concluída e entrar em funcionamento até ao final de 2025, Renopool será o maior parque solar construído pela empresa a nível mundial, composto por sete centrais distribuídas por dois blocos com uma capacidade total instalada de 330 MW”.
O primeiro bloco, atualmente conectado à rede e composto por três centrais fotovoltaicas, deverá produzir mais de 265 GWh (gigawatts/hora) por ano.
“Este marco foi alcançado graças ao apoio e à experiência do empreiteiro principal, a OHLA, e graças à estreita colaboração com as autoridades locais e a administração pública, como a Câmara Municipal de Badajoz, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável e o Ministério de Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Junta da Estremadura”, refere a empresa em comunicado.
“Estas colaborações serão fundamentais para as futuras atividades de construção e para o subsequente funcionamento da central”, acrescenta.
“A ligação do primeiro bloco da Renopool à rede marca um passo muito importante na nossa estratégia para o negócio das energias renováveis em Espanha. O projeto Renopool será a nossa maior instalação solar, não só devido à sua dimensão, mas também devido ao seu impacto ambiental e económico positivo na região, e contribuirá para a transição energética do país”, disse Mariangiola Mollicone, Diretora de Energias Renováveis na Europa Ocidental e Diretora Geral da Plenitude Renovables Espanha, citada na nota.
“A Plenitude, no âmbito do processo de autorização do projeto, implementou diferentes medidas em torno da central, para promover a conservação e melhoria da fauna autóctone”, refere a empresa que diz ainda que além disso, “lançou atividades de longo prazo destinadas a melhorar o contexto ambiental e conservar a biodiversidade, incluindo a assinatura de um acordo com a Universidade da Estremadura que permitirá o desenvolvimento de estudos científicos durante 5 anos focados na presença da fauna e qualidade do solo em plantas solares”.
A empresa também administrará um terreno de mais de 100 hectares, “que será utilizado para melhorar o estado de conservação das aves estepárias reprodutoras na região”, acrescenta.
A empresa da Eni, graças ao progresso na construção das suas centrais na Estremadura, Castela e Leão e Andaluzia, atingiu atualmente uma capacidade instalada de aproximadamente 1.300 MW (megawatts) em Espanha e está a desenvolver novos projetos em diferentes tecnologias renováveis para atingir mais de 2 GW de capacidade instalada no futuro.
A Plenitude está presente em mais de 15 países a nível mundial “com um modelo de negócio que integra a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, com mais de 4 GW (gigawatt) de capacidade instalada, a venda de energia e
soluções energéticas a mais de 10 milhões de clientes europeus, e uma extensa rede de 21.500 pontos de carregamento para veículos elétricos”.
Até 2028, globalmente, a empresa pretende atingir 10 GW de capacidade renovável instalada e mais de 11 milhões de clientes, refere.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com