Índice de gerentes de compras (PMI) industrial da zona do euro diminuiu de 45,2 para 45,1 pontos em dezembro, um resultado que vem em sentido contrário àquele que tinha sido antecipado pelos researchs – que apontavam para uma possível melhoria para os 45,3 pontos.
A indústria da Zona Euro encerra assim o ano passado em tom amargo, com a atividade das fábricas em desaceleração generalizada. As três maiores economias do bloco – Alemanha, França e Itália – estão deste modo a convergir para uma situação de uma recessão industrial. Do outro lado, a Espanha destacou-se com a expansão robusta do setor.
O Índice Gerentes de Compras (PMI) final do setor industrial da Zona Euro do HCOB, compilado pela S&P Global, manteve-se assim abaixo da marca de 50 pontos que separa o crescimento da contração. O índice principal tem estado abaixo de 50 desde meados de 2022.
“Mesmo em dezembro, o setor industrial não está a dar nenhum sinal positivo. É a mesma história de sempre, de queda. Os novos pedidos caíram ainda mais do que nos dois meses anteriores, acabando com qualquer esperança de uma recuperação rápida”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, citado por vários jornais.
O índice caiu apesar de as fábricas terem genericamente cortado os preços pelo quarto mês consecutivo e, embora o otimismo em relação a este ano tenha melhorado sob diversos indicadores, a indústria reduziu novamente o número de funcionários na Zona Euro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com