[weglot_switcher]

Polacos investem 35,4 milhões de euros em parques fotovoltaicos em Portugal (com áudio)

Depois de ter angariado 35,4 milhões de euros, a R.Power investiu em Portugal ao comprar parques fotovoltaicos com uma capacidade de cerca de 60 megawatts/p. 
  • R.POWER
31 Agosto 2021, 08h57

O interesse passou a realidade. A companhia polaca investiu em Portugal e comprou parques fotovoltaicos no valor de 160 milhões zlotis, ou seja, cerca de 35,4 milhões euros, tendo estes uma capacidade de cerca de 60 megawatts/p.

Com esta entrada, a R. Power tornou-se um dos maiores investidores polacos em Portugal ao aumentar a capacidade total dos parques que a empresa tem em território nacional para quase 70 megawatts/p, o que constitui cerca de 7%de todo o potencial dos parques fotovoltaicos em Portugal.

De Santarém a Portalegre e passando por Castelo Branco, os parques fotovoltaicos polacos vão gerar cerca de 100 gigawatts/h de energia eléctrica por ano, o que é suficiente para atender às necessidades de energia de cerca de 30 mil agregados familiares. Por sua vez, a redução anual esperada de emissões de CO2 excederá 21 mil toneladas, o que é tanto quanto produzem 16 mil carros. Todos os projetos devem estar prontos para construção em 2021, e a construção está prevista para começar em 2022. A energia que se vai produzir será vendida com base nos PPAs (contratos de compra de energia) a longo prazo, sem usar um sistema de suporte.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, Przemek Pieta, cofundador e presidente do conselho de administração da R.POWER, explica que “devido a um dos níveis de luz solar mais elevados da Europa, Portugal é um destino natural para nós”, acrescentando que o mercado “permite a construção de parques sem nenhum subsídio”.

O responsável adianta que a empresa está a recrutar e a procurar novos projectos. “A nossa estratégia actual é baseada não só na aquisição e realização de projetos fotovoltaicos, mas também na construção do nosso próprio portfólio de parques solares como produtor independente de energia eléctrica”, afirma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.