[weglot_switcher]

Polémica em França: Escolas vão substituir “pai” e “mãe” por “responsável 1” e “responsável 2”

Os defensores da mudança dizem que vai impedir a discriminação contra pais do mesmo sexo, mas os críticos argumentam que esta nova fórmula “desumaniza” a paternidade.
18 Fevereiro 2019, 18h18

As escolas francesas estão prestes a substituir as palavras “mãe” e “pai” por “parent 1” e “parent 2” segundo a legislação aprovada no início desta semana, explica o jornal ”Liberation”.  O termo pode ser traduzido como “pai” ou “responsável” e os termos neutros substituirão os tradicionais na documentação escolar, prevê uma nova legislação.

“Esta alteração visa enraizar a diversidade da família das crianças na forma como são apresentadas na escola”, enfatizou Valérie Petit, deputada do partido REM, o mesmo do presidente Emmanuel Macron. De acordo com Petit, os formulários administrativos atuais não aceitam famílias do mesmo sexo. “Temos famílias que não querem estar presas a modelos sociais e familiares bastante antiquados. Para nós, esta mudança é uma medida da igualdade social, que deve ancorar a diversidade da família na lei”, disse esta deputada.

Os defensores da mudança argumentam que esta medida vai impedir a discriminação contra pais do mesmo sexo, mas os críticos argumentam que isso “desumaniza” a paternidade, é “feio” e pode levar a discussões sobre quem assume o papel de ”responsável 1″ e ”responsável 2”.

Legisladores conservadores condenaram a legislação, lembrando que a maioria das famílias continua a ser constituída por um pai e uma mãe.

“Quando ouço as pessoas dizerem que isso é um modelo antiquado, gostaria de lembrar que hoje entre os contratos  matrimoniais celebrados, cerca de 95% são homem-mulher”, enfatizou o deputado conservador Xavier Breton.

Os conservadores também defenderam que a nova redação irá dissolver os conceitos básicos da família.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.