[weglot_switcher]

Polícia Judiciária faz buscas no Benfica por suspeitas de corrupção desportiva

Em causa está a recolha de informação para diferentes processos que estão já na reta final e onde o Ministério Público ata as últimas pontas antes das acusações. Luís Filipe Vieira é um dos principais visados desta operação, liderada pelo juiz Carlos Alexandre, segundo avança a TVI 24.
9 Novembro 2020, 09h30

A Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas no estádio da Luz com especial incidência para as instalações da SAD do clube e para o próprio gabinete da presidência, na porta 18 do estádio do Sport Lisboa e Benfica, por suspeitas de corrupção desportiva, revela a “TVI24” esta segunda-feira, 9 de novembro.

O presidente Luís Filipe Vieira é um dos principais visados, bem comos outros altos responsáveis do clube nesta operação, liderada pelo juiz Carlos Alexandre, sob suspeita de crimes como corrupção desportiva. Outro dos suspeitos é Paulo Gonçalves, antigo braço direito de Vieira na SAD, que deixou o clube quando foi acusado no processo ‘E-toupeira’ mas continua a fazer negócios com o Benfica.

Nas cerca de uma dezena de buscas que envolvem mais de 50 inspetores da PJ, estão em causa a recolha de informação para diferentes processos que estão já na reta final e onde o Ministério Público (MP), sobretudo o caso dos  e-mails, que teve origem na divulgação pública de informações obtidas pelo ‘hacker’ Rui Pinto; e também o do ‘saco azul’, por suspeitas de que o Benfica fez sair 1,8 milhões de euros das contas da SAD, em 2018, para pagamentos de serviços informáticos que nunca foram prestados.

Caso fique demonstrada a prática do crime de corrupção desportiva, uma das sanções previstas passa pela descida de divisão do clube, segundo a TVI 24.

Por sua, vez a revista “Sábado” adianta também que estas buscas se estendem ao Clube Desportivo Santa Clara dos Açores, por negócios relacionados com o Benfica. Em causa, estão as transferências de três jogadores líbios, Hamdou Elhouni, Mohamed Al-Gadi; e Muaid Salem Ali.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.