Politécnico de Leiria desafia alunos e professores a refletir sobre “Matemática e o Planeta Terra”

O Prémio Pedro Matos é uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IP Leiria. Visa fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações nos mais jovens. A pré-inscrição decorre até 7 de maio.

O Politécnico de Leiria lança a 13.ª edição do Prémio Pedro Matos, subordinada ao tema “Matemática e o Planeta Terra”. Este ano, alunos e professores enfrentam o desafio de refletir sobre várias temáticas com o propósito de contribuir para a sustentabilidade do Planeta, uma vez que a matemática pode ser usada para auxiliar, por exemplo, áreas como a geografia e desastres naturais, população e pandemias, meio ambiente e recursos naturais, meteorologia e mudanças climáticas, entre outras.

O concurso destina-se a alunos do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, que podem participar individualmente ou em grupo (máximo de três alunos), nas categorias “Prémio Pedro Matos” e “Prémio Pedro Matos Júnior”, respetivamente. Do grupo pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador.

Os interessados deverão realizar a pré-inscrição online até 7 de maio, decorrendo o prazo da candidatura e entrega dos trabalhos até 14 de junho. Nas categorias “Prémio Pedro Matos” e “Prémio Pedro Matos Júnior” serão premiados os três melhores trabalhos. Os projetos elaborados serão expostos no evento “Mat-Oeste 2021”, a realizar-se em data a definir, onde decorrerá a entrega dos prémios.

O Prémio Pedro Matos é uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

Recomendadas

Escolas de negócios respondem à pandemia com novos programas

Inovação & Empreendedorismo, International Business e Branding Territorial são exemplos de temáticas que em 2021 chegam ao mercado.

Equipa do equipa do INESC TEC vence grande prémio de inovação da Casa da Moeda

O projeto Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa assegura um dos direitos fundamentais dos cidadãos: o registo de identidade. “É exatamente aquilo que procuramos distinguir e implementar”, afirmou Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, na entrega do prémio.

Alunos de MBA da Porto Business School vencem competição global

Solução de aquicultura para peixes alimentados com insetos criada por uma equipa do The International MBA da Porto Business School destaca-se em competição mundial com 85 equipas participantes.
Comentários