[weglot_switcher]

‘Pomba’ ou ‘falcão’, sucessor de Draghi vai ter pouco espaço para voar

‘Dança de cadeiras’ na Europa vai ditar a nova liderança do BCE. Travagem na economia vai, contudo, impedir aumento de taxas que prejudicaria Portugal.
31 Maio 2019, 12h45

Durante a crise das dívidas soberanas da periferia da zona euro a sombra do ‘falcão’ alemão Jens Weidmann a aterrar na presidência do Banco Central Europeu (BCE) era um pesadelo para países como Portugal. Taxas de juro mais altas, o fechar da torneira dos estímulos e mais exigências em relação à austeridade faziam parte do trauma.

Hoje, no entanto, esses países já têm o sono mais tranquilo. O economista que lidera o Bundesbank continua a sobrevoar o posto, apontado como um dos cinco principais candidatos à sucessão de Mario Draghi, mas as hipóteses de ser escolhido estão agora mais complicadas, devido à ‘dança de cadeiras’ nas instituições europeias. Além disso, mesmo que Weidmann seja selecionado, vai ter escasso espaço de manobra para impôr a sua filosofia monetária.

Draghi termina em outubro um mandato de oito anos que ficará marcado pela promessa de “fazer tudo para salvar o euro”  e as subsequentes medidas para tirar a moeda única da crise. “A história financeira vai olhar para Draghi de forma positiva”, afirmou Ignacio de la Torre, economista-chefe da consultora espanhola Arcano Partners. “Em momentos difíceis precisamos de decisores na política monetária e Draghi teve a capacidade de liderança para agir, em 2012, com sucesso”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.