A Porto Business School anunciou, na passada sexta-feira, durante o seminário “Diálogo África-Europa – Sinergias para um Futuro Sustentável”, a intenção de criar um projeto de transição energética em África em dois anos.
Cândida Santos, diretora do Africa Futures Center do Innovation X Hub da Porto Business School, considerou “ambicioso, mas exequível” ter no terreno, “num prazo de dois anos”, em parceria, um projeto de transição para energias renováveis num país africano. Para tal, o impact center quer convencer “empresas, mas também governos, todos os que interferem, todos os que têm uma palavra a dizer”.
Como foco principal do projeto, a responsável apontou os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), “por ser mais fácil agilizar todos os diálogos”, e revelou já haver “contactos com Cabo Verde e com Moçambique”, sendo certo que a aposta passa pela “transição para energias renováveis” num continente “que até 2050 vai duplicar a população”.
Cândida Santos assegurou, também, que a entidade está alinhada com os alertas da União Africana de “que a transição energética tem de ser justa, tem de ser inclusiva, tem de ser equitativa, garantindo que ninguém fica para trás”. “Esta é a nossa mensagem. Não é só desenvolvimento económico ou produção de energia a qualquer preço. Nunca. Não seríamos nós a estar nesses projetos”, garantiu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com