O Porto de Aveiro vai investir 16 milhões de euros no novo terminal intermodal que deverá entrar em funcionamento em 2027. O objetivo é levar a ferrovia até ao coração da infraestrutura para agilizar a movimentação de cargas.
Este projeto “visa aumentar a eficiência do acesso do Porto de Aveiro à rede ferroviária nacional e ao Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes, aumentando o hinterland do porto alargado à região de Castela e Leão e promovendo um incremento da oferta de serviços intermodais”.
Ao mesmo tempo, “impulsionará o aumento da quota modal ferroviária dos fluxos que utilizam o porto, traduzindo-se num aumento da sustentabilidade das cadeias logísticas que o utilizam”, segundo a administração do porto, que considera que este é um “investimento importante para aumentar a competitividade das empresas fixadas no hinterland próximo do Porto de Aveiro, na medida em que as mesmas passarão a dispor de uma infraestrutura logística e de transporte mais eficiente para o escoamento dos seus produtos no mercado exterior”.
Olhando para o ano de 2035, este projeto deverá captar 1,7 milhões de toneladas de mercadorias, com dois terços a usarem o transporte marítimo.
O hinterland alargado vai ser o “principal gerador de carga”, que representará mais de 50% dos fluxos a partir de 2030.
“Trata-se de um investimento que visa melhorar a conectividade rodoferroviária e um aumento sustentável da quota de mercado na movimentação de mercadorias, tendo como principal objetivo o aumento da eficiência dos serviços logísticos, reforçando a integração do Porto de Aveiro nas cadeias logísticas de transportes e facultando o acesso competitivo de mercadorias aos mercados regionais, nacionais e internacionais”, segundo a administração.
O Porto considera que, com este projeto, vai “aumentar a atratividade do Porto de Aveiro para a captação de novos fluxos de mercadorias, incluindo a oferta de serviços regulares de carga contentorizada, sendo essencial que a infraestrutura a construir possa operar composições ferroviárias até 750 metros de comprimento”.
Em segundo, pretende reforçar a integração do Porto de Aveiro nas “cadeias logísticas de transporte no Corredor Atlântico, no troço Aveiro – Vilar Formoso – Fuentes de Oñor, potenciando o alargamento do seu hinterland natural às regiões espanholas de Castela e Leão e de Madrid”.
Por último, “aumentar a capacitação do Porto de Aveiro para a captação de investimento privado na ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais, na medida em que as unidades que ali se instalarem passarão a beneficiar, a par de acesso marítimo, da ligação ferroviária de/para o mercado nacional e ibérico”.
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