O Porto de Lisboa estabeleceu uma parceria com o EPI- Environmental Port Index, um sistema desenvolvido por um conjunto de portos noruegueses em colaboração com a Consultora DNV, que permite avaliar e monitorizar os índices de emissões dos navios durante o tempo em que permaneçam no porto.
Esta plataforma monitoriza diversos fatores, entre eles as emissões atmosféricas dos navios nos portos. Este dado fornece uma visão abrangente do desempenho de sustentabilidade dos navios.
Assim o Porto de Lisboa dá um passo à frente na sustentabilidade ambiental. Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), afirma que “a APL reconhece há muito tempo a necessidade de informações detalhadas sobre os navios que fazem escalas no Porto de Lisboa, o EPI é a solução perfeita para essa necessidade e estamos entusiasmados em fazer parte dessa rede”.
“Por meio deste novo acordo o porto terá, por um lado, acesso a dados valiosos para ajudar a monitorizar o impacto ambiental dos navios que o visitam, e por outro ao ingressar na rede EPI fortalece sua estratégia ambiental e aprofunda o seu compromisso com a sustentabilidade”, refere.
O EPI foi lançado em 2019, e tem-se tornado uma iniciativa global de destaque, contando já com 39 portos na Escandinávia e na Europa a fazerem parte da sua rede.
Even Husby, CEO do EPI, declara que “Lisboa está a fazer grandes avanços rumo à sustentabilidade, e estamos empolgados em ajudar o porto a recolher os dados necessários para entender melhor as emissões e o desempenho dos navios”.
“Os esforços dos nossos parceiros contribuíram significativamente para a redução de CO2. Estamos ansiosos para ver como essa colaboração com o Porto de Lisboa impulsionará ainda mais mudanças ambientais positivas”, sublinha.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com