Porto ultrapassa Lisboa nos preços do alojamento local

Ao contrário do que se verificava tradicionalmente, os valores em Lisboa subiram 11,6%, enquanto que, no Porto, o aumento atingiu os 17,5%.

Cristina Bernardo

Invertendo a tendência de oscilação verificada entre final de 2016 e início de 2018, as diárias médias anuais no alojamento local subiram (em termos homólogos) 17,5% na cidade do Porto e 11,6% na cidade de Lisboa no 3º trimestre de 2018 (até final de agosto). Este é o segundo trimestre consecutivo em que se verifica um aumento nos valores praticados nas duas cidades, de acordo com o Índice de Diárias Médias Anuais no Alojamento Local (IAL) da publicação especializada Confidencial Imobiliário.

Entre o final de 2016 e início de 2018, as diárias médias anuais variaram entre subidas e descidas, de tal forma que, no acumulado, do período os valores apresentaram uma descida de 6,4% no Porto e 4,9% em Lisboa.  Já em Barcelona, o mercado apresentou desde final de 2018 uma tendência consistente de subida, somente invertida no começo deste ano. No acumulado desse período as diárias médias anuais na cidade espanhola subiram 9,2%. Já no trimestre mais recente, as subidas de Lisboa e Porto superam Barcelona, que observou um aumento homólogo de 4,9%.

“Esta oscilação de preços no alojamento local acontece mesmo num cenário em que existe uma elevada pressão da procura, pois a oferta ainda é muito atomizada, assente num elevado número de operadores de pequena escala, o que faz com quem sejam sobretudo price-takers e não price-makers”, comenta Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, em comunicado oficial.

“Estas subidas mais recentes comprovam ainda que Lisboa e Porto estão a consolidar-se ainda mais no circuito turístico internacional e afirmar-se como mercados maduros”, diz ainda.

Os valores por trás do estudo resultam de um índice de preços específico para o Alojamento Local, monitorizando o valor médio anual das diárias praticadas no mercado, tendo periodicidade trimestral e remontando ao final de 2016. Para efeitos de benchmarking cobre Barcelona, além de Lisboa e Porto.

Relacionadas

Seis dicas para ter um alojamento local de sucesso

Se tem uma segunda casa, ou um apartamento, situado no centro da sua cidade ou à beira-mar e pretende arrenda-lo em regime de alojamento local, a Defesa do Consumidor tem algumas dicas para si

Mais de 70% do alojamento local situa-se fora de Lisboa e do Porto

Mais de 70% do alojamento local em Portugal está situado fora das cidades de Lisboa e do Porto, sendo o distrito de Faro aquele que tem mais unidades registadas, segundo dados da principal associação do setor.
Recomendadas

Delegação do Parlamento Europeu impedida de entrar na Venezuela

A delegação estava composta pelos eurodeputados Esteban González Pons, José Ignácio Salafranca Sánchéz-Neyra e Juan Salafranca. Dela fazia parte também o eurodeputado português Paulo Rangel, que perdeu o voo de ligação entre Madrid e Caracas.

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Início da semana ficará marcado pela apresentação da análise da OCDE à economia portuguesa. Nos mercados, destaque para a apresentação dos resultados dos CTT- Correios de Portugal e do BCP.

“Vamos assistir à terceirização do e-commerce”, afirma presidente da ACEPI

O presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, considera que o ramo alimentar, “que até agora tem estado um bocadinho afastado do digital”, vai assistir a uma evolução no comércio ‘online’.
Comentários