[weglot_switcher]

Portugal a “meio da tabela” europeia no crescimento do PIB do segundo trimestre

Eurostat confirma crescimento em cadeia de 0,5% em Portugal, acima da média europeia. Desempenho nacional fica na 13ª posição num conjunto de 25 países analisados.
6 Setembro 2019, 10h51

Portugal registou um crescimento em cadeia do PIB três décimas acima do desempenho da Zona Euro e do conjunto da União Europeia (UE) no seguindo trimestre, revelou esta sexta-feira o Eurostat.

As estatísticas trimestrais do organismo europeu confirmam um crescimento de 0,2% quer no grupo de países da moeda única quer no total de economias da UE, quando Portugal registou uma taxa de crescimento de 0,5% face ao trimestre anterior.

No conjunto de 25 países europeus para os quais o Eurostat obteve dados do segundo trimestre, Portugal ficou na 13ª posição quanto ao crescimento em cadeia.

A Hungria registou o maior crescimento em comparação com o trimestre anterior (+ 1,1%), seguido pela Roménia (+ 1%) Bulgária, Dinamarca, Grécia, Chipre, Lituânia e Polónia (todos + 0,8%). As diminuições foram observadas no Reino Unido (-0,2%), na Alemanha e na Suécia (ambos-0,1%). Em Itália registou-se uma estagnação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.