Portugal doa 75 mil euros a Cabo Verde para compra de equipamentos de proteção individual

“Este apoio enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste”, refere a embaixada.

Máscaras N95

Portugal disponibilizou 75 mil euros a Cabo Verde para o país africano adquirir equipamentos de proteção individual no âmbito do plano de ação contra a pandemia de covid-19, foi anunciado esta terça-feira.

A embaixada de Portugal em Cabo Verde informou em comunicado que o apoio enquadra-se no âmbito do plano de ação e resposta sanitária à pandemia que se estende ainda aos restantes Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal assinou o acordo com a Direção Nacional de Saúde (DNS) de Cabo Verde para apoio extraordinário de 75 mil euros, para disponibilização de equipamento de proteção individual, equipamentos para testes PCR, designadamente zaragatoas e outros produtos, no âmbito da pandemia de covid-19.

“Este apoio enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, cuja estruturação teve em linha de conta o contexto de pandemia mundial e a determinação do Governo Português em contribuir para os esforços dos seus principais países parceiros no combate ao novo coronavírus e aos seus efeitos”, lê-se na nota da cooperação portuguesa.

A mesma fonte concluiu que o apoio visa promover a capacidade de resposta de Cabo Verde na proteção dos que diariamente lidam com a pandemia nas estruturas de saúde, designadamente médicos e enfermeiros, assim como no plano de testagem, nomeadamente com a aquisição de testes antigénios.

Cabo Verde registou hoje mais 29 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, aumentando para 11.752 o total de infeções acumuladas no país desde 19 de março.

Do total acumulado, o país mantém 112 óbitos, dois doentes transferidos e 134 casos ativos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.775.272 mortos resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 6.751 pessoas dos 400.002 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Ler mais
Recomendadas

África com mais 932 mortes por Covid-19 registadas em 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 932 mortes por covid-19, alcançando um total de 77.684, e 30.855 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente

Rui Figueiredo Soares é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde

O atual ministro da Integração Regional de Cabo Verde passa esta quinta-feira a acumular com o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, após a demissão de Luís Filipe Tavares, devido à polémica envolvendo o partido Chega.

Primeiro-ministro de Cabo Verde garante que Governo não tem ligações ao Chega 

“Nem este Governo, nem o partido que o apoia [MpD], têm alguma relação de afinidade ou simpatia com partidos do tipo do Chega! em Portugal, nem partidos de lógica ideológica similar”, afirmou Ulisses Correia e Silva.
Comentários